metropoles.com

Arthur Lira instala comissão para analisar PEC do voto impresso

A PEC é de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF). A reunião de instalação será realizada na tarde desta quinta (13/5), às 15 horas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
câmara_pec_voto_impresso
1 de 1 câmara_pec_voto_impresso - Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu, durante sessão na madrugada desta quinta-feira (13/5), instalar a comissão especial para analisar a PEC 135/2019, chamada de PEC do voto impresso. A reunião de instalação será realizada na tarde de quinta, às 15 horas. Caso seja aprovada, torna-se obrigatória a impressão de cédulas em papel na votação e na apuração de eleições.

A PEC é de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF) e teve a sua constitucionalidade aprovada em dezembro de 2019, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

O texto prevê a inclusão de um artigo na Constituição Federal para que, “na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos, seja obrigatória a expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria”.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que, caso não haja voto impresso nas eleições de 2022, será “sinal de que não vai ter eleição”. A fala foi feita em transmissão ao vivo nas redes sociais. Na ocasião, Bolsonaro disse que o Brasil é a “única republiqueta do mundo” que usa o voto eletrônico.

“Isso tem que ser mudado. E digo mais, se o Parlamento brasileiro […] aprovar e promulgar, vai ter voto impresso em 2022 e ponto final. Não vou nem falar mais nada. Porque se não tiver voto impresso, é sinal de que não vai ter eleição. Acho que o recado está dado”, declarou.

Já o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou, em entrevista à GloboNews, que o voto impresso vai criar no país “um desejo imenso de judicialização” do resultado das eleições. “Nós vamos criar o caos no sistema que funciona muitíssimo bem”, declarou, ressaltando que o atual sistema de voto em urna eletrônica é “totalmente confiável”.

4 imagens
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro
1 de 4

Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Agência Câmara
2 de 4

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
3 de 4

Bolsonaro

Reprodução
4 de 4

Presidente Jair Bolsonaro

Aline Massuca/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?