Arthur Lira e Rodrigo Pacheco recepcionam Lula para a posse
Sessão solene do Congresso Nacional oficializará Lula como 39º presidente da República neste domingo (1º/1)
atualizado
Compartilhar notícia
Neste domingo (1º/1), os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respetivamente, recepcionaram a chegada de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Congresso Nacional para a cerimônia de posse do petista como 39º presidente da República.
O petista venceu o então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), por 50,9% dos votos no segundo turno.
No início da sessão, Rodrigo Pacheco pediu um minuto de silêncio em homenagem a Pelé, que morreu na última quinta-feira (29/12) vítima de câncer. Na sequência, foi executado o Hino Nacional tocado pela banda dos Fuzileiros Navais.
Após o juramento feito no Congresso, Lula é considerado oficialmente presidente da República. Em seguida, vai ao Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial.
Lula e Alckmin são recepcionados por Rodrigo Pacheco e Arthur Lira.
Próximo passo é cerimônia de posse no Senado Federal. pic.twitter.com/QUS4U90UPF
— Metrópoles (@Metropoles) January 1, 2023
Neste caso, o cerimonial ainda mantém “segredo” sobre quem passará o adereço a Lula, já que Bolsonaro está nos Estados Unidos e o presidente em exercício, Hamilton Mourão (Republicanos), também se nega a cumprir o rito.
Congresso Nacional
Após o desfile no carro presidencial que ocorreu mais cedo, em um Rolls-Royce Silver Wraith de 1952, onde Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e da esposa Lu Alckmin, o novo chefe do Executivo se dirigiu ao Congresso Nacional onde foi recepcionado pelos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
Com o Congresso cheio pelos 513 deputados e 81 senadores, será realizado o compromisso constitucional.
Na sessão solene, Lula e seu vice-presidente, Geraldo Alckmin, prestam o compromisso determinado no Art. 78 da Constituição Federal de 1988: “Manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Em seguida, ocorre a assinatura do termo de posse que oficializa o presidente e vice-presidente da República, então o Hino Nacional é tocado e o discurso de posse é realizado.