metropoles.com

Arcabouço: Valdemar diz que parte do PL votará a favor do projeto

Presidente do PL, Valdemar Costa Neto disse que a maioria do partido se colocará contra contra o projeto, mas uma parte votará com governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Valdemar Costa Neto 3
1 de 1 Valdemar Costa Neto 3 - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou, nesta terça-feira (16/5), que a bancada do PL deve se dividir na votação do do projeto de lei complementar (PLP) do novo arcabouço fiscal no Congresso Nacional – a proposta para substituir a regra do teto de gastos.

“Nós devemos votar contra a urgência e devemos discutir no dia que vão ter várias propostas”, disse. “O mérito, a maioria vota contra”, disse Valdemar à GloboNews. “Vai ter uma parte que vai votar com o governo”, completou. 

Ele ainda negou que qualquer adesão ao texto esteja ligada à liberação de emendas e afirmou que os montantes destinados ao Parlamento são poucos, se comparados à quantidade de receita que o governo arrecada. “É pouco o que os parlamentares recebem. O Brasil é muito grande”, emendou.

Como noticiou o Metrópoles, o deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA), relator do arcabouço fiscal na Câmara, afirmou mais cedo ter acatado sugestões da oposição para construir um consenso e tentar aprovar o texto.

“O texto foi concebido com um objetivo de fazer com que todos se sentissem representados e atendidos. Então, atendemos demandas do PT, do PSDB, do PL, do PSD do Progressista e do União Brasil”, disse. “Obviamente, não é um texto que contemplou 100% a todos, mas a maioria”, disse o relator.

Saiba mais. Cajado: novo texto do arcabouço fiscal acata ideias da base e oposição

Apesar de acatar as sugestões da oposição, o relator e o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), negaram que a oposição do PL ao texto ocasionaria a retirada do que foi sugerido. “O PL foi atendido e se ele votar contra não acredito que o texto seja alterado. Acho que o relatório está muito consistente”, disse José Guimarães.

O que é arcabouço?

O arcabouço fiscal é uma série de regras econômicas e fiscais a serem obedecidas pela gestão do país. Essas normas vão substituir o teto de gastos, que é a atual norma em vigor no país, aprovada durante o governo de Michel Temer, e que pretendia controlar os gastos públicos para tentar deixar as contas no azul. O objetivo de ambos é o mesmo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?