metropoles.com

Arcabouço e reforma tributária vão a plenário até junho, diz líder do governo

De acordo com líder do governo, os efeitos das reformas só serão notados no próximo ano e que o objetivo, agora, é organizar o país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
José Guimarães
1 de 1 José Guimarães - Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse, nesta segunda-feira (10/4), que o arcabouço e a reforma tributária serão votados no plenário da Casa até o fim de junho. A declaração foi feita no dia das comemorações de 100 dias de governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“[Vamos] votar essas matérias [reforma e o arcabouço] até o fim de junho”, destacou Guimarães. “Os efeitos [das reformas] que vamos aprovar é [para o] próximo ano, agora é organizar”, declarou.

Pelo cronograma do governo na Câmara, nesta semana, serão instaladas as comissões e ainda é necessário que Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, defina o relator do texto. “Definir um relator, de acordo com o interesse da proposta”, completou. Segundo Guimarães, o governo não vai se indispor com qualquer nome escolhido pelo alagoano — atualmente, o mais bem cotado é Cláudio Cajado (PP-BA).

A reforma tributária tem relator. Trata-se do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Regimento Lira

O líder do governo ainda foi questionado pelo Metrópoles sobre o respeito ao regimento interno da Câmara na tramitação do arcabouço fiscal, como a instalação de comissão temática. “O Brasil tem pressa, e quem define a urgência da matéria é a população”, declarou.

O texto do arcabouço chegará ao Congresso em regime de urgência. O governo, quando oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PL), era crítico ao “tratoraço” de Arthur Lira no rito regimental, mas deve atropelá-lo para respeitar os prazos.

Teste do governo 

José Guimarães ainda declarou que tanto a reforma tributária quanto o arcabouço fiscal serão testes para o governo avaliar sua força e quórum no parlamento.

Questionado sobre a expectativa de quórum para aprovar as matérias, ele se absteve de falar em números de deputados dispostos a votar. “Eu tomo cuidado para não ser irmã Jurema e não ficar fazendo projeções, então não vou falar votos”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?