Araújo confirma diplomata Otávio Brandelli como nº 2 do Itamaraty
Diplomata será secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores
atualizado
Compartilhar notícia
Ministro das Relações Exteriores do governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), Ernesto Araújo confirmou no início da noite desta quarta-feira (5/12) o nome do embaixador Otávio Brandelli como secretário-geral do Itamaraty. O diplomata, de 54 anos, será o número 2 do ministério. Ele é o atual diretor para assuntos do Mercosul. O anúncio foi feito via Twitter.
Brandelli foi da Missão do Brasil junto às Comunidades Econômicas Europeias em Bruxelas (Bélgica), da Delegação Permanente do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração e ao Mercosul (Aladi) e presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
O Mercosul é visto como um dos desafios do governo Bolsonaro. O bloco econômico (formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e a suspensa Venezuela) já foi alvo de críticas de membros da equipe do presidente eleito, incluindo o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.
Veja a postagem do próximo chanceler brasileiro:
Tenho a alegria de anunciar o Embaixador Otávio Brandelli, diplomata de competência e dedicação amplamente reconhecidas, para futuro Secretário-Geral das Relações Exteriores. Será meu braço direito para implementar a política externa do Presidente Bolsonaro. pic.twitter.com/BO563Y091U
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) 5 de dezembro de 2018