Araújo anuncia chegada de IFA para 32 milhões de doses da AstraZeneca
Segundo o chanceler, o material aterrisa nos próximos dias e será usado para fabricação do imunizante na Fiocruz
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse, nesta quarta-feira (24/3), que a partir desta quarta até sexta-feira (26/3) chegarão ao Brasil voos provenientes da China com 1.024 litros de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para a produção de vacinas contra a Covid-19 no país.
Segundo o chanceler, a quantidade é o suficiente para a produção de 32 milhões de doses da vacina AstraZeneca, na Fiocruz.
“A partir de hoje, amanhã e depois da manhã chegará, em três voos provenientes da China, mais IFA para produção no Brasil. Serão 1.024 litros do IFA, que é suficiente para a produção 32 milhões de doses da AstraZeneca, na Fiocruz”, afirmou Araújo, em audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.
Araújo participou, na manhã desta quarta-feira, da reunião com chefes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Palácio da Alvorada sobre vacinação. O chanceler tem sido muito criticado por sua gestão à frente do Itamaraty em relação às importações de imunizantes.
“A estratégia de vacinação é decidida e centralizada no Ministério da Saúde e o Ministério das Relações Exteriores participa do processo das relações internacionais, da aquisição de vacinas e insumos. O Itamaraty aparece como agente que aparece na complementação”, defendeu-se.