metropoles.com

Aras reage a “convite” para subprocuradora-geral ir à CPI: “Afronta”

O procurador-geral da República enviou mensagens a senadores da CPI da Covid-19 criticando a possibilidade de Lindôra Araújo ir à comissão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Procurador-geral da República, Augusto Aras
1 de 1 Procurador-geral da República, Augusto Aras - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou, nesta quinta-feira (13/5), um comunicado aos integrantes da CPI da Covid afirmando que um “convite” para que a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, compareça ao colegiado seria “uma afronta ao Ministério Público, sem precedentes na história do país”.

“Se a Lindôra for convocada, será uma afronta ao Ministério Público sem precedentes na história do Brasil. O Supremo, membros do Ministério Público, juízes serem convocados a prestar depoimento sobre atividade fim não pode. É uma recomendação. Nós nos comprometemos de outra forma, mas isso não pode ser feito”, avisou Aras.

A mensagem foi lida pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) e, posteriormente, pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

A mensagem foi enviada depois que o senador governista Eduardo Girão (Podemos-CE) pediu a convocação da sub-procuradora. Ela é braço direito do chefe do Ministério Público Federal e responsável por coordenar investigações que envolvem autoridades com prerrogativa de foro no Superior Tribunal de Justiça, como governadores.

Em nota, o Ministério Público Federal confirmou que o procurador enviou a mensagem alertando para os riscos de um convite para que a subprocuradora-geral compareça ao colegiado.

A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?