metropoles.com

Aras pede arquivamento de inquérito contra Bolsonaro por prevaricação

Presidente foi acusado de prevaricar ao não informar autoridades sobre irregularidades na compra da vacina Covaxin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/Metrópoles
Bolsonaro em coletiva em Petrópolis. Ele está de perfil e usa jaqueta preta - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro em coletiva em Petrópolis. Ele está de perfil e usa jaqueta preta - Metrópoles - Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu, nesta sexta-feira (18/2), ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Corte arquive inquérito movido contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta prevaricação na compra das vacinas indianas Covaxin.

O caso ganhou notoriedade durante a atividade da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 no Senado Federal. Ao colegiado, foi levada a informação de que o presidente sabia de irregularidades envolvendo a compra do imunizante contra o novo coronavírus e, supostamente, nada teria feito a respeito da denúncia.

O episódio foi amplamente divulgado pelo deputado federal Luís Miranda (União Brasil-DF) e seu irmão Luís Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde na área de contratos. O funcionário da pasta relatou “pressão fora do comum” para aprovar a compra do imunizante indiano.

Ao STF, o procurador-geral da República, Augusto Aras, corroborou com o entendimento da Polícia Federal, investigadora do caso, de que não teria ocorrido crime de prevaricação supostamente cometido por Bolsonaro no caso. Diante disso, solicitou o arquivamento do inquérito à ministra Rosa Weber.

“O MPF, pelo procurador-geral da República, no uso de suas atribuições, vem declarar-se ciente acerca do conteúdo das mídias juntadas pelo Delegado de Polícia Federal, bem como requerer o apensamento desta petição avulsa ao referido caderno apuratório, a fim de que sejam arquivados de forma conjunta, nos termos do pronunciamento feito por este órgão naquele expediente”, defendeu Aras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?