metropoles.com

Após ser alvo de operação, Witzel diz querer retomar diálogo com Bolsonaro

Desde a Operação Placebo, o governador do Rio de Janeiro atravessa uma crise política. Seis secretários já deixaram o seu governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Wilson Witzel _israel
1 de 1 Wilson Witzel _israel - Foto: Divulgação

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, disse nesta terça-feira (09/06) que espera retomar o diálogo com o governo federal e assim deixar de lado as diferenças com o presidente Jair Bolsonaro. “Espero que, como eu já tenho dito, o presidente possa retomar o diálogo comigo. Isso é bom para o estado do Rio de Janeiro. Isso é bom para o Brasil”, afirmou Witzel em uma entrevista para a rádio Band News FM.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), há um esquema de corrupção envolvendo a OS Iabas, entidade privada contratada para a instalação de hospitais de campanha do Rio, e agentes públicos durante a crise do cornavírus. O governador, a esposa Helena Witzel e outros membros do alto escalão do governo do estado foram alvos da Operação Placebo, em maio passado.

Há duas semanas atrás, Witzel chamou Bolsonaro de fascista e afirmou ver uma ameaça de ditadura no país. Na sexta (05/06), ele fez uma referência negativa ao presidente em uma entrevista, respondendo à insinuação feita por Bolsonaro de que “brevemente” poderá ser preso.

“Eu tenho minhas diferenças com o presidente e continuo tendo. Todas as vezes que fiz as críticas ao presidente Bolsonaro foram no sentido a melhorar o nosso desenvolvimento econômico e as propostas feitas na campanha com as quais conto que sejam realizadas. Especialmente o combate ao tráfico de armas e drogas”, disse o governador.

Witzel  também levantou  suspeitas, durante entrevista à TV Globo, sobre a operação ter começado no gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras, com consentimento de Bolsonaro.

“Se essa investigação partiu de conluios do procurador-geral da República vai induzir erros, porque nada vai ser encontrado. Responsabilidades terão que ser assumidas pelo procurador-geral da República, pelo presidente. Nós não vamos parar enquanto não suspendermos isso”, disse Witzel.

4 imagens
(Brasília - DF, 24/06/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro em reunião com Wilson Witzel, Governador do Estado do Rio de Janeiro; Senador Flávio Bolsonaro (PSL/RJ); Chase Carey, Diretor Executivo da Fórmula 1; e José Antonio Pereira Junior, Presidente da Rio Motorsports.
Foto: Carolina Antunes/PR
Witzel diz querer retomar diálogo com Bolsonaro
O governador Witzel e o vice-presidente Hamilton Mourão
1 de 4

Witzel presta depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira

Tomaz Silva/Agência Brasil
2 de 4

(Brasília - DF, 24/06/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro em reunião com Wilson Witzel, Governador do Estado do Rio de Janeiro; Senador Flávio Bolsonaro (PSL/RJ); Chase Carey, Diretor Executivo da Fórmula 1; e José Antonio Pereira Junior, Presidente da Rio Motorsports. Foto: Carolina Antunes/PR

Carolina Antunes/PR
3 de 4

Witzel diz querer retomar diálogo com Bolsonaro

Reprodução
4 de 4

O governador Witzel e o vice-presidente Hamilton Mourão

Reprodução/TV Globo

Crise

Desde a Operação Placebo, o governador do Rio de Janeiro atravessa uma crise política. Seis secretários já deixaram o governo em mudanças que visavam tentar retomar o diálogo com a Assembleia Legislativa, onde há dez pedidos de impeachment.

O ex-secretário Lucas Tristão, também alvo da Placebo, é um dos principais pivôs da crise. Ex-braço-direito de Witzel, o advogado tinha péssima relação com os deputados estaduais e chegou a ganhar força na administração após a operação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?