metropoles.com

Após revés sobre PEC da reeleição, Senado retira do ar consulta pública

Até o momento da retirada, a proposta tinha 9.138 votos contrários e 143 favoráveis; A Casa alega manutenção já prevista no sistema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
consulta-publica-pec-senado
1 de 1 consulta-publica-pec-senado - Foto: Reprodução

O Senado Federal retirou do ar uma consulta pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/20, que prevê a reeleição do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Até o momento da retirada, na noite da quinta-feira (10/9), a proposta tinha 9.138 votos contrários e 143 favoráveis — ou seja, a proposta teve 1,5% de apoio da população.

O Senado tem como praxe publicar enquetes sobre propostas para que a população possa avaliar virtualmente. Contudo, ao visitar a página, a mensagem que consta é: “Desculpe o transtorno. A ferramenta de Consulta Pública está em manutenção para correção da exibição da ementa e autoria das proposições.”

A PEC foi apresentada pela senadora Rose de Freitas (sem partido-ES), aliada de Alcolumbre, na última semana, e gerou polêmica entre os parlamentares, inclusive com o então partido, o Podemos. Ela se desfiliou da legenda. A proposta também beneficia o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Contatada pelo Metrópoles, a assessoria disse que o sistema e-Cidadania e a ferramenta de busca no portal do Senado encontram-se em manutenção, que já estava prevista.

Em nota, a assessoria afirmou também que “foi detectado um possível aumento de conexões a partir de um site do Rio Grande do Sul e novas ferramentas de segurança serão desenhadas para evitar a atuação de robôs. As providências cabíveis estão em curso e o sistema voltará ao ar tão logo as novas funcionalidades estejam implementadas”.

4 imagens
2 de 4

Andre Borges/Esp. Metrópoles
3 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Marcos Oliveira/Agência Senado

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?