metropoles.com

Após relatórios da transição, Lula diz que “muita coisa foi destruída”

Ministros já anunciados começam trabalhos nesta quarta (14/12). Lula reforçou investimentos no SUS e retomou programa Minha Casa Minha Vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente eleito Lula da Silva participa de reunião aberta, no auditório do CCBB, para receber os relatórios elaborados pela equipe de transição. Na imagem, o presidente discursa em pé ao lado de Janja - Metrópoles
1 de 1 Presidente eleito Lula da Silva participa de reunião aberta, no auditório do CCBB, para receber os relatórios elaborados pela equipe de transição. Na imagem, o presidente discursa em pé ao lado de Janja - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta quarta-feira (14/12), que o Brasil “foi destruído”, e prometeu investimentos para recuperar o país. Em publicação no Twitter, após entrega dos relatórios dos grupos de transição, ele falou sobre voltar a priorizar programas sociais, principal promessa de campanha.

“Destruíram muita coisa, mas eu sei que vamos consertar o Brasil. Essa foi a missão que assumimos. Vamos investir na educação, no SUS, retomar o Minha Casa Minha Vida. Coisas realmente importantes para o povo. Vamos construir o Brasil do futuro. Bom dia!”, escreveu.

Nesta quarta-feira, após a formalização de entrega dos relatórios dos grupos temáticos da transição de governo, os ministros já confirmados assumem a direção dos trabalhos em cada área.

Na terça (13/12), o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) fez um agradecimento às equipes técnicas e encerrou os trabalhos dos GTs. Após o encontro, o Alckmin defendeu que foi encerrado um “capítulo histórico da democracia brasileira”.

“Foram 35 dias de trabalho dedicado de quase mil pessoas, que – em sua maioria, voluntariamente – dedicaram tempo, conhecimento e história de vida para reconstruirmos o Brasil”, completou.

Mercadante no BNDES

Também na ocasião, Lula anunciou o economista Aloizio Mercadante como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você… Há boatos de que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato. Aloizio Mercadante será presidente do BNDES”, afirmou Lula, ao arrancar aplausos e gritos da plateia que lhe assistia.

Pouco antes de anunciar Mercadante como o próximo presidente do banco, Lula disse que o novo governo vai acabar com as privatizações neste país. “Nossas empresas públicas não estão à venda”, acrescentou.

5 imagens
Vice eleito Geraldo Alckmin
Lula cumprimenta Aloizio Mercadante
Aloizio Mercadante
Aloizio Mercadante ao lado de Janja
1 de 5

Presidente eleito Lula

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 5

Vice eleito Geraldo Alckmin

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 5

Lula cumprimenta Aloizio Mercadante

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 5

Aloizio Mercadante

Vinícius Schmidt/Metrópoles
5 de 5

Aloizio Mercadante ao lado de Janja

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Ministros confirmados

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a anunciar, na última semana, os nomes dos ministros que farão parte de seu terceiro mandato. O grande desafio, porém, é acomodar aliados e representantes dos 15 partidos que o apoiaram no segundo turno das eleições deste ano.

Após Lula confirmar os cinco primeiros ministros, a expectativa é que novos titulares sejam anunciados para as pastas ao longo desta semana. O futuro presidente aguardava a diplomação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para oficializar os nomes.

Com a etapa vencida nesta segunda, a previsão é que os chefes de ministérios como Educação, Cultura e Meio Ambiente estejam entre os próximos anúncios.

Até o momento, foram confirmados seis chefes de ministérios. Veja:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?