Após reforma, Márcio França participa do 7/9; Ana Moser deixa Brasília
No dia seguinte à reforma ministerial, França, que trocou de ministério, seguiu em Brasília, enquanto a demitida Ana Moser deixou a capital
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia após a reforma ministerial que trouxe para o governo dois expoentes do Centrão, o ministro Márcio França compareceu ao desfile de 7 de Setembro ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). França, que perdeu a pasta de Portos e Aeroportos e ganhou o recém-criado Ministério de Micro e Pequenas Empresas, está na tribuna de honra ao lado de outros colegas da Esplanada.
Já a agora ex-ministra do Esporte Ana Moser foi vista em voo que deixou Brasília em direção a São Paulo. Ao contrário de França, ela não foi agraciada com outra pasta e deve deixar o governo.
➡️ Ana Moser, agora ex-ministra do Esporte, foi filmada em um avião deixando #Brasília. Voo segue em direção ao Aeroporto de Congonhas, em #SãoPaulo pic.twitter.com/Q2hWKBJrlG
— Metrópoles (@Metropoles) September 7, 2023
Antes de começar o desfile, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, agradeceu pelo trabalho de Ana Moser.
Lula assiste ao desfile cívico-militar na tribuna de honra, ao lado do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), viajou para Alagoas, seu reduto eleitoral, ainda na quarta-feira (6/9) e só deve retornar à capital federal no início da próxima semana.
Acompanhe ao vivo:
Sob clima de pacificação e com um esquema de segurança reforçado, o presidente conta com a presença em peso de seu primeiro escalão.
Participam do evento os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Juscelino Filho (Comunicações), José Múcio (Defesa), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar).
Também estão presentes na cerimônia o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, José Múcio (Defesa), Anielle Franco (Igualdade Racial), Margareth Menezes (Cultura), Marina Silva (Meio Ambiente), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho) e Renan Filho (Transportes).
Dois dos principais ministros de Lula, Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Fernando Haddad (Fazenda) estão ausentes, mas se manifestaram pelas redes sociais.
O evento tem cerca de 200 convidados, entre membros do governo federal e representantes das Forças Armadas.