metropoles.com

Após recorde de mortes, Bolsonaro lista ações de combate à Covid-19

Presidente usou as redes sociais para destacar recentes investimentos no controle da doença. Somente na última semana, foram 15 mil mortes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Bolsonaro imposto e combustivel 5
1 de 1 Bolsonaro imposto e combustivel 5 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Após a semana mais letal da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez neste domingo (21/3) um balanço das recentes ações do governo federal contra a crise sanitária.

O chefe do Palácio do Planalto destacou o fornecimento de cilindros de oxigênio, a distribuição de respiradores, a contratação de funcionários para a linha de frente, a abertura de leitos de unidade de terapia intensiva (UTIs) e a compra de vacinas.

O presidente usou as redes sociais para divulgar as medidas. A publicação ocorre após o sábado mais letal desde o início da pandemia, no qual 2,4 mil pessoas morreram.  Somente na última semana, foram 15 mil mortes — uma marca é inédita.

O Brasil tem mais de 11,9 milhões de casos confirmados e 292 mil pessoas morreram vítimas do novo coronavírus. O Ministério da Saúde já aplicou 13,4 milhões de doses da vacina (entre primeira e segunda doses).

“O Ministério da Saúde já coordenou nove pautas de distribuição de vacinas Covid-19, desde 18/01. Já foram distribuídas mais de 25 milhões de doses para todo o Brasil. Mais de 13 milhões de doses foram aplicadas”, escreveu o presidente.

Segundo Bolsonaro, mais de 5 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 foram distribuídas neste final de semana. Os imunobiológicos foram produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

O país vive um colapso nos hospitais por falta de leitos de UTI, medicamentos para intubação de doentes graves e de oxigênio. Além disso, o Ministério da Saúde  não tem conseguido manter estoque suficiente de vacinas para acelerar a imunização.

Medidas econômicas

Além de medidas de saúde pública, o presidente ressaltou o trabalho feito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o socorro a pequenas e médias empresas.

“Em 2020, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social apoiou mais de 460 mil clientes, que empregam mais de 10 milhões de pessoas, e ofereceu, pela primeira vez na história, mais recursos para pequenas e médias empresas do que às grandes”, frisou.

Neste domingo, Bolsonaro completa 66 anos. Durante a madrugada, apoiadores soltaram rojões próximo ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Nesta manhã, uma carreata homenageou o presidente na Esplanada dos Ministérios.

Veja algumas mensagens publicadas pelo presidente:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?