metropoles.com

Após polêmica do vídeo sobre meninos e meninas, Damares veste azul

Em gravação, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos disse que “uma nova era começou”: “Menino veste azul e menina veste rosa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Corrêa/PR
Damares Azul
1 de 1 Damares Azul - Foto: Marcos Corrêa/PR

Durante a reunião da equipe ministerial com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), nesta quinta-feira (3/1), a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, apareceu vestindo uma blusa azul (foto em destaque). A gestora, contudo, deixou o encontro no Palácio do Planalto sem falar com a imprensa.

Na véspera, viralizou vídeo (assista abaixo) no qual, após ser empossada no comando do novo ministério, Damares comemorava o início de “uma nova era” e avisava: “Menino veste azul e menina veste rosa”. A ministra, pastora evangélica e defensora do fim da “ideologia de gênero”, prega ainda que as garotas devem ser tratadas como princesas e os garotos, como príncipes.

“É uma nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa”, exclamou a ministra, nitidamente animada. Depois da fala, a pastora ainda foi muito aplaudida pelos presentes. Ela se pronunciou sobre a gravação dizendo que apenas fez uma “metáfora contra a ideologia de gênero”.

Damares é conhecida por suas colocações conservadoras, mas as novas imagens tiveram enorme repercussão entre quarta (2) e quinta-feira (3) nas redes sociais. Entre os internautas, há os que defendem o posicionamento da ministra, mas boa parte se ofendeu com a manifestação.

No Twitter, usuários se revoltaram com a declaração e promoveram um debate acerca do assunto. “Nunca pensei que em pleno 2019 iríamos ter que voltar a discutir que cor não tem gênero”, disse um internauta.

Confira a repercussão: 

10 imagens
1 de 10

Reprodução/Twitter
2 de 10

Reprodução/Twitter
3 de 10

Reprodução/Twitter
4 de 10

Reprodução/Twitter
5 de 10

Reprodução/Twitter
6 de 10

Reprodução/Twitter
7 de 10

Reprodução/Twitter
8 de 10

Reprodução/Twitter
9 de 10

Reprodução/Twitter
10 de 10

Reprodução/Twitter

 


Os usuários das redes sociais ainda começaram uma campanha contra a fala da ministra. Eles pedem que as pessoas postem suas fotos com roupa azul ou rosa (ao contrário do que a ministra falou) e segurando uma plaquinha com #CorNãoTemGênero. Muitos brasileiros já aderiram à corrente.

Reprodução


Outro lado
Após a repercussão sobre o vídeo, Damares Alves disse que seu objetivo foi, de fato, fazer uma declaração contra a “ideologia de gênero”, referindo-se à sexualidade das crianças. “Fiz uma metáfora contra a ideologia de gênero, mas meninos e meninas podem vestir azul, rosa, colorido, enfim, da forma que se sentirem melhores”, afirmou.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?