Após novos vazamentos, Moro tuíta em latim: “Um pouco de cultura”
De acordo com dicionário da língua, a frase significa: “As montanhas partejam, nascerá um ridículo rato”
atualizado
Compartilhar notícia
Após novos vazamentos de conversas com o procurador Deltan Dallagnol, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, usou o Twitter para “um pouco de cultura”. Em latim, escreveu a frase: “Parturiunt montes, nascetur ridiculus mus”. De acordo com dicionário da língua, o registro significa: “As montanhas partejam, nascerá um ridículo rato”.
Nas mensagens reveladas pela Folha, em parceria com o site The Intercept Brasil, Moro e Dallagnol articulavam, em 2016, maneiras de evitar o desgaste do então juiz da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) por causa de divulgação de planilhas com nomes de políticos.
Internautas e personalidades, como a nadadora Joanna Maranhão e a jornalista Barbara Gancia, comentaram o post de Moro na rede social.
Greenwald: “Convencido de sua própria nobreza”
Em um dos diálogos, o ministro chama manifestantes do Movimento Brasil Livre (MLB) de “tontos” ao classificar um protesto do grupo contra o ministro do Supremo Teori Zavascki, morto em acidente aéreo em janeiro de 2017.
O jornalista norte-americano Glenn Greenwald, editor do Intercept Brasil, comentou a frase em latim tuitada por Moro. “Quando você se torna tão convencido de sua própria nobreza e benevolência que vê suas impropriedades e corrupção como trivialidades, e usa o latim para demonstrar as alturas em que você reside”, alfinetou.