metropoles.com

Após negar ameaças, Braga Netto defende debate sobre voto impresso

Segundo jornal, ministro da Defesa teria enviado recado a Arthur Lira condicionando as eleições de 2022 ao voto impresso e auditável

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Foto colorida do general Braga Netto - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do general Braga Netto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Defesa, general Braga Netto, disse, nesta quinta-feira (22/7), que não se comunica com presidentes de outros Poderes por meio de interlocutores e garantiu que as Forças Armadas sempre irão atuar dentro dos limites da Constituição.

O general comentou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre ter supostamente enviado recado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), condicionando as eleições de 2022 ao voto impresso e auditável. O aviso teria sido dado por meio de um interlocutor. Na ocasião, Braga Netto estaria acompanhado de chefes militares das Forças Armadas.

“Hoje foi publicada uma reportagem na imprensa que atribui a mim mensagens tentando criar uma narrativa sobre ameaças feitas por interlocutores a presidente de outro Poder. O ministro da Defesa não se comunica com os presidentes dos Poderes por meio de interlocutores. Trata-se de mais uma desinformação que gera instabilidade entre os Poderes da República em momento que exige a união nacional”, disse, ao ler nota.

Mais cedo, ao ser questionado sobre o assunto, Braga Netto declarou que tratava-se de uma “mentira, invenção“.

“O ministro da Defesa reitera que as Forças Armadas atuam sempre e sempre atuarão dentro de limites previsto da Constituição. A Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e a Força Área Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com estabilidade, manutenção da democracia e com a liberdade do povo brasileiro”, declarou o general.

“Acredito que todo cidadão deseja maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes. A discussão sobre o voto eletrônico e auditável, por meio de comprovante impresso, é legitima e está sendo analisada pelo Congresso”, completou.

Veja a íntegra da nota do Ministério da Defesa:

Nota Oficial Min Def v. 22JUL2021 by Tacio Lorran Silva on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?