metropoles.com

Após minimizar Covid-19, Bolsonaro culpa governadores por mortes

Presidente afirmou a jornalistas que as medidas restritivas durante a pandemia de coronavírus foram tomadas pelos Executivos locais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quarta-feira (29/04) que não pode ser responsabilizado pela crise humana e econômica em decorrência do novo coronavírus. Segundo o chefe do Executivo, mesmo com as medidas de restrição adotadas pelos governadores, que na sua avaliação aumentaram o desemprego, as pessoas “continuam perdendo a vida”.

“A questão das mortes: a gente lamenta profundamente. Sabia que ia acontecer. Agora, quem tomou todas as medidas restritivas foram os governadores e prefeitos”, disse. “Eu, desde o começo, me preocupei com a vida e com o emprego. Desemprego também mata. Agora, essa conta, ela tem que ser perguntada para os governadores”, completou.

O presidente provocou o governador de São Paulo, João Doria, e o prefeito da capital, Bruno Covas. “São Paulo é o estado, não é porque é o mais populoso, mesmo proporcionalmente, que mais tem óbitos. Pergunte ao senhor João Doria, ao senhor Covas, por que tomaram medidas tão restritivas, que eliminaram mais de um milhão de empregos e continua morrendo gente”, apontou.

“Não adianta a imprensa querer botar na minha conta estas questões que não cabem a mim”, reclamou.

O chefe do Executivo disse que a situação brasileira atual não poder ser colocada no colo dele. “O que nós, do governo federal, fizemos desde o começo? Com a equipe econômica, em especial, é liberar recursos para a saúde e também criar aquele benefício emergencial”, lembrou. Segundo ele, o Executivo tem feito o que é possível.

Bolsonaro ressaltou que tem sugerido medidas ao Ministério da Saúde para retomar as atividades econômicas. Ele disse que sempre alertou para a “segunda onda” na crise, provocada pela falta de emprego, mas disse que foi “esculhambado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?