metropoles.com

Após live, Bolsonaro viaja à Itália para G20 e agenda pessoal

Presidente aproveitará viagem oficial para visitar parentes na Itália. Ele também deve receber título de cidadão honorário de uma cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Presidente Jair bolsonaro e o ministro da economia Paulo Guedes durante coletiva teto de gastos
1 de 1 Presidente Jair bolsonaro e o ministro da economia Paulo Guedes durante coletiva teto de gastos - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) embarca na noite desta quinta-feira (28/10) para Roma, na Itália, onde vai participar da Cúpula de Líderes do G-20, grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo. Antes de seguir para a Base Aérea, em Brasília, Bolsonaro realizou a tradicional live de quinta-feira, que durou pouco mais de 17 minutos. Bolsonaro deve desembarcar na Itália nesta sexta-feira (29/10). A Cúpula do G20 vai se reunir no fim de semana, entre os dias 30 e 31 de outubro.

Além do presidente Bolsonaro, o Itamaraty confirmou a participação no evento dos ministros da Economia, Paulo Guedes, da Cidadania, João Roma, e do chanceler, Carlos França.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os principais temas que deverão ser tratados pelos líderes mundiais devem ser pandemia, saúde global, economia e mudanças climáticas. A reunião deve funcionar como uma prévia da Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas (COP26), que começará no domingo (31/10) na cidade de Glasgow, na Escócia, e vai contar com a presença do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Neste ano, o G-20 está sob presidência dos italianos. O Brasil é membro do G20 desde a fundação do grupo, em 1999, e vai assumir a presidência rotativa em 2024. O grupo representa 60% da população mundial, 80% da economia global e 75% do comércio e exportações do planeta.

Além da reunião de Cúpula, Bolsonaro deve se reunir com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi. Como a Itália é anfitriã do encontro, as agendas bilaterais com os países membros do grupo são protocolares.

Bolsonaro e Draghi divergem no combate à pandemia. Recentemente, o governo italiano tornou obrigatório para todos os trabalhadores a apresentação de comprovante de vacinação, um teste negativo ou a recuperação recente da infecção. A medida visa aumentar a cobertura vacinal. No Brasil, Bolsonaro já disse diversas vezes ser contrário a um passaporte de imunização, inclusive perante a ONU.

A Cúpula do G20 de 2021 vai marcar a retomada das reuniões presenciais do grupo, após encontro virtual em 2020 por causa da pandemia de Covid-19.

Visita a cidade de parentes

Depois da reunião de Cúpula do G20, o presidente deve estender sua estadia pela Itália para visitar parentes no país. O Palácio do Planalto informou que Bolsonaro vai visitar as cidades de Padova e Pistoia, no norte da Itália. Na segunda-feira (1º/11), o chefe do Executivo brasileiro vai receber o título de cidadão honorário de Anguillara Veneta, onde seus familiares nasceram, e almoçar com a prefeita Alessandra Buoso.

Na terça, em Pistoia, o presidente participa de cerimônia em memória dos pracinhas brasileiros falecidos na Segunda Guerra Mundial no Monumento Votivo Militar Brasileiro em Pistoia.

A expectativa é que o presidente passe o feriado do Dia de Finados em voo e retorne ao Brasil na madrugada de quara-feira (3/11).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?