metropoles.com

Após embate com o Banco do Brasil, Bolsonaro faz live de 5ª feira

Segundo fontes palacianas, presidente chegou a pedir demissão de André Brandão do BB, mas ministro Paulo Guedes tenta reverter situação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Live do Bolsonaro
1 de 1 Live do Bolsonaro - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realiza na noite desta quinta-feira (14/1) a costumeira transmissão ao vivo pelas redes sociais, ao lado do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Veja na íntegra:

A live desta quinta ocorre em meio à situação delicada na qual se encontra o atual presidente do Branco do Brasil, André Brandão. O Metrópoles apurou que Bolsonaro não está satisfeito com o desempenho do executivo à frente da instituição e se irritou depois de o BB anunciar programas de demissão voluntária (leia mais abaixo).

Segundo fontes palacianas, Bolsonaro chegou a pedir a demissão do executivo ao ministro da Economia, Paulo Guedes. De acordo com essas mesmas fontes, ainda não houve um comunicado oficial de demissão porque Guedes busca reverter o cenário.

Brandão foi indicado pelo governo para assumir o comando do banco, em setembro de 2020, no lugar de Rubens Novaes. À época, fontes ouvidas pela reportagem relataram que Brandão tinha um perfil semelhante ao do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que conquistou “respeitabilidade” em Brasília e no mercado.

No início da semana, o Banco do Brasil anunciou dois programas de desligamento para cortar pelo menos 5 mil funcionários. Os programas são: Programa de Adequação de Quadros (PAQ), e Programa de Desligamento Extraordinário (PDE).

O objetivo, de acordo com a instituição, é “otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco”.

Há estimativa de que cerca de 5 mil funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento. O número final de adesões e o respectivo impacto financeiro serão informados ao mercado após o encerramento dos períodos de adesão, em 5 de fevereiro.

O BB informa que as iniciativas têm regulamentos específicos que estabelecem as regras para adesão.

Em todo o país, serão desativadas 361 unidades — 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento. Além disso, 243 agências serão transformadas em postos de atendimentos.

A economia líquida anual estimada com despesas administrativas gerada por esses movimentos é de R$ 353 milhões, em 2021, e R$ 2,7 bilhões, até 2025.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?