Após denúncias sobre Prevent Senior, Aziz cobra esclarecimentos da ANS
Presidente da CPI da Covid defendeu que um representante da agência preste depoimento ao colegiado para explicar suposta omissão
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM), criticou, nesta terça-feira (28/9), suposta omissão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) diante das denúncias levantadas em torno da Prevent Senior.
O senador defendeu que um representante da entidade fiscalizadora das operadoras seja convocado a depor ao colegiado para prestar esclarecimentos sobre ações adotadas pela ANS para fiscalizar os planos durante a pandemia.
“A ANS não se posiciona, não abre a boca, ninguém pergunta pela ANS”, disparou, sendo interrompido pelo senador Humberto Costa (PT-PE): “Depois que recebi a primeira denúncia e a tornei pública, eles [ANS] fizeram uma diligência”, defendeu.
Aziz disse que a atitude só foi tomada pela entidade após a CPI tornar as denúncias públicas. “Era função deles fazer antes. A ANS está ali para quê? Como permite que a Prevent Senior cometa esse crime contra a vida das pessoas? A ANS tem que vir aqui dar explicações”, prosseguiu.
Apesar do desejo do presidente, não há requerimento de convocação de representantes da agência pautado.
Recentemente, a ANS pediu à CPI que compartilhe documentos sobre a Prevent Senior. O documento foi encaminhado a Aziz por Roberto Rabello, presidente da entidade.
A Prevent Senior é suspeita de ter ocultado o número de mortes de pacientes em um estudo sobre a cloroquina, apoiado por Jair Bolsonaro, e de ter pressionado a prescrição de medicamentos ineficazes contra a Covid. O MP de São Paulo abriu um inquérito sobre o caso.