Após demissão, Santos Cruz diz que governo tem “fumaceira danada”
General foi demitido por Bolsonaro e desde então ele diz não ter conversado com o presidente: “Não falei mais”, conta
atualizado
Compartilhar notícia
Sete dias após uma abrupta demissão, o ex-secretário de Governo da Presidência general Carlos Alberto dos Santos Cruz comentou sua saída da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em entrevista à revista Época, publicada nesta quinta-feira (20/06/2019), o general é categórico: “Não falei mais com ele (Bolsonaro) depois disso”, pontua.
Nem as quatro décadas de amizade foram suficiente para explicar os motivos da demissão. “Ele resolveu me substituir por alguma razão que é ele que tem de dizer, tem de ser perguntada para ele. Se tivesse pedido demissão, diria a razão. Como foi ele que demitiu, tem de perguntar para ele. Mas é uma prerrogativa do presidente”, comenta.
Santos Cruz dá a entender que não está chateado com o presidente. “Substituir ministro é uma coisa normal, não é coisa excepcional. Não perguntei o porquê para facilitar as coisas. A partir da hora que decidiu, não vou ficar gastando tempo para discutir o porquê. É mais uma obrigação da pessoa explicar. Não é só direito meu saber, como também é obrigação da pessoa explicar. Ele não explicou”, acrescenta.
O general foi nomeado por Bolsonaro para comandar a Secretaria de Governo da Presidência em 1º de janeiro, mas fora escolhido dias depois do segundo turno das eleições, em outubro passado. Ele acredita que a amizade longeva motivou o convite. “Acredito que tenha sido pela ligação que eu tinha com ele”, contou. “Conheço Bolsonaro desde os 20 e poucos anos de idade, praticávamos esportes juntos”, destaca.
O general explica. “Estou dizendo que tem de aproveitar essa oportunidade para tirar a fumaça da frente para o público enxergar as coisas boas, e não uma fofocagem desgraçada. Se você fizer uma análise das bobagens que se têm vivido, é um negócio impressionante. É um show de besteiras. Isso tira o foco daquilo que é importante. Tem muita besteira. Tem muita coisa importante que acaba não aparecendo porque todo dia tem uma bobagem ou outra para distrair a população, tirando a atenção das coisas importantes”, completa.