metropoles.com

Após TSE barrar candidatura, PT vai ouvir Lula antes de tomar decisão

Presidente do partido, Gleisi Hoffmann, irá a Curitiba para saber do ex-presidente que medidas a sigla adotará para continuar na disputa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
haddadlula
1 de 1 haddadlula - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Com a decisão tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de indeferir o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o PT pretende anunciar somente na segunda-feira (3/9) qualquer medida em relação à chapa que concorrerá às eleições, apenas após Lula emitir sua opinião sobre o assunto.

Na qualidade de presidente do partido e advogada, Gleisi Hoffmann está encarregada de ouvir o líder petista, preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, antes da reunião da coordenação geral da campanha, que ocorre todas as segundas-feiras, em São Paulo.

“Nesta circunstância, quem tem a palavra é o Lula. Não há por que decidirmos nada no fim de semana. Ele é o senhor deste processo por razões históricas. Ele pauta a política nacional desde 1980”, destacou o coordenador financeiro da campanha petista, o ex-ministro Ricardo Berzoini, após o julgamento.

Dessa forma, o possível anúncio do nome do ex-prefeito Fernando Haddad, hoje vice na chapa, como titular da candidatura, tendo Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) como vice, só ocorreria depois da consulta a Lula e após a reunião da coordenação da campanha.

Vice
O candidato a vice Fernando Haddad também defendeu a mesma posição de ouvir Lula antes da definição da estratégia. Haddad precisa do aval do líder petista para conseguir angariar o maior número de votos como titular da chapa, e o PT pretende explorar ao máximo esse poder de transferência. “Estarei com ele na próxima segunda-feira [3/9] e vou levar ao seu conhecimento o resultado do TSE, e lá vamos discutir o que fazer”, disse.

“Eu queria manifestar uma certa desolação com a Justiça no sentido de prejudicar o direito de defesa do presidente Lula em apresentar as alegações finais. O que está em jogo é o direito de o povo eleger o seu presidente. Não estamos falando de uma coisa qualquer, estamos falando de um elemento da democracia atropelado, sobretudo após a manifestação da ONU”, ressaltou.

Julgamento
O TSE decidiu nessa sexta-feira (31/8) negar o direito de Lula ser candidato, devido à Lei da Ficha Limpa, que torna inelegível todos os condenados em segunda instância. O ex-presidente está preso, após ser condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no processo do apartamento triplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

Para os petistas, a condenação ocorreu sem provas de sua culpa. Eles destacam que o julgamento demonstrou a fragilidade dos argumentos utilizados para tirar Lula das eleições.

“Da forma como foi feito, com todo este drama e com toda esta narrativa, o TSE deixou claro que julgou se submetendo a uma grande pressão, inclusive da mídia, para tirar Lula da disputa. O julgamento ainda demonstrou o quanto é frágil tudo que se usou até agora no Poder Judiciário para tirar Lula da campanha”, ponderou Berzoini.

“Todo voto do relator foi dedicado a responder aos questionamentos que estavam colocados, sabendo que ele tinha pouca jurisprudência para isso e que até iria se opor a entendimentos do Supremo Tribunal Federal em relação aos tratados internacionais”, avaliou, referindo-se à posição do ministro Luís Roberto Barroso, o qual entendeu não ser vinculante a recomendação do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) de garantir a candidatura de Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?