Após criticar Bolsonaro, FHC realça: “Maia se destaca pelo equilíbrio”
Ex-presidente ainda teceu críticas para aqueles que votaram contra a reforma da Previdência por simples partidarismo
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a elogiar o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), na manhã desta segunda-feira (15/07/2019). O destaque feito por FHC ocorre após críticas de Jair Bolsonaro (PSL) ante a possível indicação do filho Eduardo à Embaixada do Brasil nos Estados Unidos e a deputados que votaram contra a reforma da Previdência somente para atrapalhar “o governo”.
“Do exterior, dá a sensação de os políticos estarem engalfinhados na pequenez: uns sugerem filhos para funções impróprias. Outros confundem interesses públicos com eleitorais: votam contra as reformas para atrapalhar ‘o governo’”, escreveu o ex-presidente no Twitter, para, logo em seguida, apreciar a atuação do presidente da Câmara. “Nem todos: [Rodrigo] Maia se destaca pelo equilíbrio”.
O elogio de FHC ocorre em meio à aprovação da reforma da Previdência no primeiro turno. Para muitos, foi Maia o maestro da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, ditando o devido ritmo da tramitação e encabeçando a votação do projeto. Por outro lado, o governo Bolsonaro foi criticado por muitos, inclusive pelo próprio Maia, por não comparecer efetivamente com a articulação da reforma.
Esta não é a primeira vez que FHC enobrece o parlamentar fluminense. Há um mês, o ex-presidente também usou as redes sociais para afirmar que “Maia brilha na escuridão” e que é melhor “a chama da democracia que ilusão de grande chefe”. Na ocasião, o PSDB inaugurava uma nova direção, liderada por Bruno Araújo (PSDB-PE).