Após COP27, Lula visita presidente de Portugal nesta sexta
Lula será recebido em Lisboa pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo primeiro-ministro do país, Antônio Costa
atualizado
Compartilhar notícia
Enviado especial a Sharm El-Sheikh* – Após três dias em Sharm El-Sheikh, no Egito, onde participou da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja a Portugal.
O petista terá reuniões bilaterais nesta sexta-feira (18/11) com o presidente do país lusitano, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro, Antônio Costa, em Lisboa. Trata-se da primeira viagem de Lula como presidente eleito do Brasil.
Viagem à COP27
Lula chegou a Sharm El-Sheikh na madrugada dessa terça-feira (15/11), horário local (noite de segunda-feira, 14/11, em Brasília). Ele viajou à cidade-sede da COP27 em um jatinho do empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e delator na Lava Jato.
O petista foi convidado publicamente pelo presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, para participar do evento climático.
Na terça, Lula teve encontros bilaterais com autoridades do clima dos Estados Unidos, da China e da Espanha. Ele também falou com o presidente do Egito e se reuniu com senadores que participam da COP27, incluindo o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), com quem conversou reservadamente.
Nessa quarta-feira (16/11), além de se reunir com o chefe de Política Climática da União Europeia, Frans Timmermans, Lula participou de evento com governadores da Amazônia. O presidente eleito disse que vai pedir para o secretário-geral da ONU, António Guterres, para que a COP30 seja realizada no Brasil, mais especificamente na Amazônia. O evento ocorrerá em 2025.
Mais tarde, o petista falou na “blue zone” da COP, onde ocorrem as negociações. O presidente eleito afirmou que seu governo vai priorizar o combate às mudanças climáticas, cobrou recursos de países ricos e propôs uma aliança global pelo fim da fome. “Nós precisamos de uma governança global, sobretudo na questão climática. Precisamos de um fórum multilateral para que as decisões sejam cumpridas nos países. É por isso que estou aqui”, disse.
Izabella Teixeira diz que Lula fez um “discurso histórico” na COP27
Já na manhã dessa quinta-feira (17/11), Lula reuniu-se com representantes da sociedade civil, do Brazil Hub. O petista criticou o atual governo e prometeu retomar conferências nacionais para ouvir a população. Também disse que é preciso pensar em responsabilidade social, não somente em responsabilidade fiscal. Segundo ele, o teto de gastos tira dinheiro de áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia e cultura.
Durante a tarde, ouviu de representantes indígenas dos sete continentes (África, Ásia, Pacífico, América Latina e Carine, América do Norte, Ártico e Europa Ocidental e Rússia) que é um herói e um líder para o povo.
Em paralelo, teve reuniões com Guterres e autoridades da Noruega e da Alemanha.
*O repórter viajou a convite do Instituto Clima e Sociedade (ICS)