metropoles.com

Após cobrança de entidades, governadora de SC diz ser contrária ao nazismo

Daniela Reinehr foi cobrada por associações judaicas após uma resposta de “repulsa ao negacionismo da tragédia que foi o Holocausto”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mauricio Vieira/Secom
Daniela Reinehr assume como governadora de Santa Catarina
1 de 1 Daniela Reinehr assume como governadora de Santa Catarina - Foto: Mauricio Vieira/Secom

Daniela Reinehr (sem partido), governadora em exercício de Santa Catarina, afirmou em nota divulgada nesta quinta-feira (20/10) que é contra o nazismo. A declaração foi dada após cobrança da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e da Associação Israelita Catarinense (AIC) por uma resposta da política de “repulsa ao negacionismo da tragédia que foi o Holocausto”.

“Sou contrária ao nazismo, assim como sou contrária a qualquer regime, sistema, conduta ou posicionamento que vá contra os direitos individuais, garantias de segurança ou contra a vida das pessoas, e sinceramente, pensei ter deixado isso claro quando fui questionada”, disse.

Ela também afirmou, em nota, que compreendeu os pedidos de manifestação: “Consigo entender a reação das pessoas ante o posicionamento que me imputaram, e principalmente porque isso aconteceu de forma injusta. […] Sou amiga de Israel e dos judeus, e qualquer ilação contrária não corresponde com a verdade”.

2 imagens
Daniela Reinehr assumiu como governadora interina de Santa Catarina
1 de 2

Daniela Reinehr assume como governadora de Santa Catarina

Mauricio Vieira/Secom
2 de 2

Daniela Reinehr assumiu como governadora interina de Santa Catarina

YouTube/Reprodução

Entenda

Na última segunda-feira (26/10), Daniela Reinehr foi questionada, durante coletiva de imprensa de sua posse como governadora interina, se concordava ou discordava de seu pai, José Altair Reinehr, sobre o nazismo. O professor de história teria negado, segundo um dos jornalistas que participou do evento, o Holocausto judeu em sala de aula.

“No começo da sua fala, a senhora agradeceu sua família. Seu pai, como professor de história, pregava em sala de aula o negacionismo do Holocausto judeu, inclusive utilizando livros de uma editora que foi condenada por contar mentiras sobre a Segunda Guerra Mundial. Agora que a senhora é governadora de Santa Catarina, a gente quer saber qual é a sua posição, se a senhora corrobora com essas ideias neonazistas e negacionistas sobre o Holocausto”, questionou um jornalista durante a coletiva.

“Eu realmente não posso responder, ser julgada ou condenada por aquele ou esse pensamento. Eu respeito, volto a dizer, eu respeito as pessoas, independente do seu pensamento, eu respeito os direitos individuais, e qualquer regime que vá contra o que eu acredite, contra esses elementos que eu disse, eu repudio. Existe uma relação e uma convicção que move a mim e a todos os senhores que se chama família. E me cabe, como filha, manter a relação familiar em harmonia, independente das diferenças de pensamento”, respondeu Daniela.

Após a resposta da governadora, a Conib e a AIC pediram que a política “demonstre de forma inequívoca sua rejeição às ideias que levaram ao extermínio de 6 milhões de judeus inocentes, além de outras minorias e adversários políticos e provocaram uma guerra que devastou a humanidade”.

“A governadora deve, de forma veemente, manifestar sua repulsa ao negacionismo da tragédia que foi o Holocausto”, pede o comunicado, assinado por Fernando Lottenberg, presidente da Conib, e Sergio Iokilevitc, presidente da AIC.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?