metropoles.com

Após apelo de Mandetta, Senado aprova Médicos pelo Brasil

O programa substitui o programa Mais Médicos, criado em 2013 pelo governo petista. Texto vai à sanção presidencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Plenário do Senado
1 de 1 Plenário do Senado - Foto: null

O plenário do Senado Federal aprovou  simbolicamente, nesta quarta-feira (27/11/2019), a medida provisória que cria o programa Médicos pelo Brasil, substituto do programa Mais Médicos. Com o projeto, a ideia é aumentar o número de médicos contratados nas regiões mais pobres do país, sobretudo no Norte e no Nordeste. Agora o texto vai a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

A matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados na noite de terça (26/11/2019), após esforço do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para enviar o texto ao Senado nesta quarta. Isso porque a proposta perdia vigência na quinta-feira (27/11/2019) e, se não fosse votada, “caducaria”.

Após a aprovação, o líder do governo no Congresso Nacional, Eduardo Gomes (MDB-TO), destacou durante discurso na tribuna o esforço do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, pelo andamento do programa.  “Somente com a sua responsabilidade e sensibilidade foi possível esse grande acordo ser costurado, para que a gente tenha no ano de 2020 um país com uma saúde muito melhor”, justificou.

Mandetta participou da votação e continua no plenário para a apreciação do projeto que amplia o Revalida, programa de revalidação de diploma de médicos formados no exterior para atuarem no país. Na noite de terça, na Câmara, ele participou da negociação com os deputados e na busca pelos votos necessários para a aprovação do texto.

A principal medida do texto é a reincorporação dos médicos cubanos ao programa por mais dois anos. No entanto, só poderão pedir a volta ao novo Mais Médicos aqueles que trabalhavam no Brasil no dia 13 de novembro de 2018 e que tenham permanecido no país, mesmo após o rompimento do acordo com Cuba.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?