metropoles.com

Após 423 mil mortes, Bolsonaro cria secretaria de combate à Covid-19

Pasta foi anunciada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 24 de março. País acumula mais de 15,2 milhões de casos da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante anúncio de investimentos para o Programa Águas Brasileiras
1 de 1 O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante anúncio de investimentos para o Programa Águas Brasileiras - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Secretaria-Geral da Presidência informou, nesta segunda-feira (10/5), que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou um decreto que determina a criação de uma secretaria extraordinária para atuar no enfrentamento à Covid-19. O ato deve ser publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Subordinada ao Ministério da Saúde, a pasta representará a área sanitária do governo na coordenação das medidas a serem executadas durante a pandemia.

“A secretaria está incumbida de propor diretrizes nacionais e ações de implementação das políticas de saúde para o enfrentamento à Covid-19, em articulação com os gestores estaduais, municipais e do Distrito Federal, bem como de definir e coordenar as ações do Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19”, informou o governo em comunicado à imprensa.

De acordo com o Palácio do Planalto, o decreto promove remanejamentos e transformações de cargos e funções internas do Ministério da Saúde, mas sem ocasionar aumento de despesas.

A secretaria foi anunciada pelo atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em 24 de março – um dia depois de ser oficializado no cargo.

A criação da secretaria ocorre com mais de um ano de atraso e no pior momento da pandemia no Brasil. O país já acumula mais de 423 mil mortes em decorrência da Covid-19, além de mais de 15,2 milhões de casos da doença.

Além disso, a nova medida do governo é feita em meio ao funcionamento de uma Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que investiga ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia, além de eventuais desvios de recursos por parte de estados e municípios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?