“Apoio será fundamental à minha recuperação”, diz Bolsonaro no Twitter
Presidente reassumiu as funções da Presidência da República e segue em tratamento no quarto do hospital Albert Einstein, em São Paulo
atualizado
Compartilhar notícia
Enviada especial a São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou uma mensagem em sua conta no Twitter, no início da tarde desta quarta-feira (30/1), para comunicar aos seguidores que reassumiu as funções da Presidência da República. Sobre seu estado de saúde, ele afirmou apenas que continua o tratamento e está realizando fisioterapia e exercícios.
Reassumo as funções da Presidência da República. Entre exercícios e fisioterapia, os trabalhos que já vinham sendo tocados pela nossa equipe seguem com afinco. O apoio que estou recebendo será fundamental para minha total recuperação. Muito obrigado! Um forte abraço a todos!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 30, 2019
Bolsonaro está se recuperando em um quarto privado dentro do hospital Albert Einstein, em São Paulo, segundo informou a sua assessoria de imprensa na manhã desta quarta-feira (30/1). O hospital ainda não emitiu o boletim médico diário.
Depois de passar por uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia que estava usando, Bolsonaro agora reassume a Presidência da República, que ficou temporariamente nas mãos do vice, general Hamilton Mourão (PRTB). No quarto privativo, foi montado um escritório provisório onde ele poderá receber ministros e fazer despachos, mesmo internado em São Paulo, conforme informou o porta-voz do Planalto, general Otávio Rêgo Barros.
O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), chefiado pelo general Augusto Heleno, montou uma estrutura com computador, telefone, internet e impressora para que o presidente possa trabalhar enquanto se recupera da cirurgia. O local adaptado tem cerca de 30 m².
Está prevista para esta quinta-feira uma visita do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM). Na agenda do presidente, porém, não consta nenhum compromisso oficial.
Procedimento cirúrgico
O procedimento realizado nessa segunda-feira (28/1) foi comandado pelo médico gastroenterologista Antonio Luiz Macedo. Bolsonaro está internado desde sábado (27) e deve permanecer no hospital por mais 10 dias, até sua completa recuperação. Até terça-feira (29), o general Hamilton Mourão comandou o Palácio do Planalto como presidente em exercício.
Ataque
Esta foi a terceira vez que o presidente se submeteu a procedimento cirúrgico desde que levou uma facada na barriga, no dia 6 de setembro de 2018. Atingido no intestino, Jair Bolsonaro teve de usar bolsa de colostomia.
O atentado aconteceu durante agenda da campanha presidencial em Juiz de Fora (MG). Adélio Bispo, responsável pelo crime, foi preso minutos depois e está detido no presídio federal de segurança máxima de Campo Grande (MS).