Antonio Anastasia toma posse como ministro do TCU em 3 de fevereiro
Senador mineiro foi indicado pelo Senado para assumir a vaga do ministro Raimundo Carreiro, que assumirá Embaixada do Brasil em Portugal
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) assumirá, no próximo dia 3 de fevereiro, às 11h, o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília. O evento será restrito a convidados.
Anastasia foi indicado pelo Senado Federal para assumir a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Raimundo Carreiro, que participou nessa quarta-feira (26/1) da última sessão no tribunal, antes de assumir a Embaixada do Brasil em Portugal. Alexandre Silveira (PSD-MG) assumirá a vaga de Anastasia no Senado.
O senador mineiro obteve 52 votos contra 19 de Kátia Abreu (PP-TO) e 7 de Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que deixou o cargo de líder do governo no Senado, após o resultado da disputa.
Biografia de Anastasia
Nascido em 1961 em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Antonio Anastasia é bacharel e mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ele foi secretário-executivo do Ministério do Trabalho no governo Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1999, ministro interino em 1998, vice-governador de Minas na gestão Aécio Neves, entre 2007 e 2010, e governador entre 2010 e 2014. Anastasia se elegeu senador em 2015 e foi vice-presidente do Senado entre 2019 e 2021.