Antes do 7 de Setembro, Bolsonaro cumprimenta apoiadores na Esplanada
Presidente tem reiteradamente chamado seus apoiadores para “irem às ruas uma última vez em defesa pela democracia e pela liberdade”
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio ao impasse em torno da liberação de caminhões para as comemorações do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PL), foi até o local, no início da noite desta terça-feira (6/9), para cumprimentar seus apoiadores.
Após uma agenda no Itamaraty sobre o bicentenário da Independência com autoridades estrangeiras da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o presidente fez questão de prestigiar o público que está na Capital Federal atendendo às suas convocações.
Veja imagens:
Bolsonaro vai à Esplanada dos Ministérios cumprimentar apoiadores que aguardam os atos em comemoração ao 7 de Setembro.
Pela manhã, presidente participará de evento em Brasília. No período da tarde, ele comparecerá a ato no Rio de Janeiro. pic.twitter.com/5XcwmIb5mm
— Metrópoles (@Metropoles) September 7, 2022
Bolsonaro tem reiteradamente chamado seus apoiadores para “irem às ruas uma última vez em defesa pela democracia e pela liberdade”, neste 7 de Setembro.
Ao final da noite, o apoiadores foram deixando aos poucos o gramado da Espanada. Alguns se dirigiram à Torre de TV, onde o governo federal promoveu uma queima de fogos de artifício para dar início às comemorações do 7 de Setembro.
O público voltará ao espaço que abriga os ministérios no início desta quarta, para reencontrar o presidente.
Bolsonaro confirmou presença no desfile na Esplanada dos Ministério pela manhã. À tarde, estará em Copacabana, no Rio de Janeiro. “A festa é nossa, é do nosso Brasil, é da nossa bandeira verde e amarela”, ressaltou, em tom ufanista, durante sua propaganda eleitoral no rádio e na TV.
Bloqueios
Bloqueios erguidos pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), para que caminhões não entrem na Esplanada dos Ministérios ou se aproximem do Supremo Tribunal Federal (STF) neste 7 de setembro, também inibiram os bolsonaristas de fazer uma mobilização maior no local.
A intenção do GDF é evitar que manifestações como as de 2021 ocorram. Na ocasião, grupos bolsonaristas furaram o bloqueio da polícia e se aproximaram da Suprema Corte.
Mesmo com os bloqueios, homens com a farda do Exército e se identificando como militares das Forças Armadas fizeram uma lista de caminhoneiros supostamente “cadastrados” para entrar na via.
Mas o governador Ibaneis Rocha, que é responsável pela segurança da cidade, afirmou: “Está terminantemente proibida a entrada de caminhões na Esplanada dos Ministérios. Neste 7 de setembro, só entra gente na Esplanada. E eu espero que muita gente. A Esplanada é do povo”.
Com os bloqueios, o público foi aos poucos esvaziando a Esplanada.
Veja imagens: