metropoles.com

Antes da Cúpula do Clima, Bolsonaro reúne ministros em apoio a Salles

Encontro foi em almoço na casa do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Na ocasião, não houve distanciamento ou uso de máscara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Bolsonaro com ministros em apoio a Salles
1 de 1 Bolsonaro com ministros em apoio a Salles - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniu, na tarde desta quarta-feira (21/4), com parte de sua equipe ministerial para um almoço na casa do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O encontro foi uma espécie de desagravo ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que, às vésperas da Cúpula de Líderes sobre o Clima, enfrenta pressão para deixar o cargo. Em apoio ao ministro, aliados usaram a hashtag #FicaSalles nas redes sociais.

Participaram da reunião os ministros Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), João Roma (Cidadania) e Gilson Machado Neto (Turismo), entre outros.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), expoentes do Centrão e aliados do mandatário do país. Ambos, no entanto, não teriam ficado para o almoço.

Em foto publicada nas redes sociais de Faria, todos os presentes estavam sem máscara e não faziam distanciamento social.

O encontro entre Bolsonaro e ministros ocorreu um dia antes da Cúpula de Líderes sobre o Clima. Em seu discurso, marcado para a manhã desta quinta-feira (22/4), o chefe do Executivo brasileiro deve defender as medidas que teriam sido adotadas pelo governo federal para a diminuição do desmatamento.

Além disso, a reunião desta quarta foi realizada no momento em que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, vem sendo pressionado para deixar o cargo.

Nas redes sociais, a hashtag #ForaSalles chegou a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter. Na contramão, ministros e aliados do governo criaram a hashtag #FicaSalles, em defesa ao titular do Ministério do Meio Ambiente.

Mais cedo, o ministro-chefe da Casa Civil, general Luiz Eduardo Ramos, saiu em defesa de Salles com a hastag.

Entenda

Nesta semana, artistas, governadores e ex-ministros enviaram cartas ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden – que convocou a reunião da Cúpula do Clima. O mandatário norte-americano já criticou a política ambiental do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Na terça (20/4), servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgaram carta denunciando que estão com suas atividades de fiscalização totalmente paradas, desde que Salles mudou o rito para a aplicação de multas ambientais.

Obstrução de investigação

Outro episódio que trouxe desgaste ao ministro foi a notícia-crime do ex-superintendente da Policia Federal do Amazonas, delegado Alexandre Saraiva, ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra Salles por obstrução de investigação ambiental, advocacia administrativa e organização criminosa.

Saraiva acusou Salles de atuar em favor de investigados na Operação Handroanthus, da PF, responsável pela apreensão recorde de aproximadamente 200 mil metros cúbicos de madeira em toras extraídas ilegalmente por organizações criminosas. Por causa disso, Saraiva foi retirado do posto e Leandro Almada assumiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?