metropoles.com

ANPR: indicação de Aras “enfraquece anseio pela independência do MPF”

Representantes do Ministério Público lamentaram que a lista tríplice para comando da PGR tenha sido ignorada pelo presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Procurador-geral da República, Augusto Aras
ouvir notícia
0:00 1.0x
1 de 1 Procurador-geral da República, Augusto Aras - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A diretoria da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) lamentou, nesta terça-feira (20/7), a decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de propor a recondução de Augusto Aras ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR) por mais dois anos, ignorando a lista tríplice elaborado por membros do MP no Brasil.

Segundo a ANPR, a formação da lista tríplice assegura “transparência e independência” a um processo “que culmina com a escolha política exercida pelo presidente da República e um juízo de controle e ratificação pelo Senado”.

“O não atendimento da lista enfraquece o anseio pela independência do MPF e fragiliza a posição da instituição no exercício de seu papel. A recusa na adoção de uma prática consolidada pelos chefes do Poder Executivo entre 2003 e 2017 representa a quebra de um procedimento que está perfeitamente alinhado à Constituição e ao desejo da sociedade brasileira por um Ministério Público combativo e comprometido com a ordem jurídica e com a democracia”, diz a nota.

A ANPR reiterou que continuará a lutar, no Congresso Nacional, pela inclusão na Constituição Federal da previsão da lista tríplice também para o cargo de procurador-geral da República, “buscando o diálogo com a sociedade para a compreensão da necessidade do instrumento”.

4 imagens
Augusto Aras, Procurador-Geral da República
Augusto Aras, Procurador-Geral da República
Atual procurador-geral da República, Augusto Aras

Os indicados da lista tríplice eram os subprocuradores Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino. Aras não se candidatou à disputa.

Para se reconduzido, Aras precisa ser novamente sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e aprovado pelo plenário da Casa, por maioria simples. Ao ter seu nome anunciado para recondução, o procurador-geral da República se disse “honrado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?