metropoles.com

Aníbal, o Ferreira Gomes que Ciro quer manter distância

Deputado tem histórico de denúncias e apoios políticos questionados pelo presidenciável do PDT e por sua família de políticos no Ceará

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
2865012294-anibal-gomes
1 de 1 2865012294-anibal-gomes - Foto: Reprodução/Facebook

Uma das mais tradicionais famílias da política brasileira, os Ferreira Gomes galgam o poder desde a chegada dos capitães portugueses Domingos Ferreira Gomes e Bernardino Ferreira Gomes ao litoral norte do Ceará, em 1790. Eles se instalaram em duas das principais cidades da região – e as dominam até hoje. Em Sobral, o clã é representado pelos descendentes de Domingos, os irmãos Ciro, Cid, Ivo, Lúcio e Lia (PDT). Em Acaraú, pelo ex-prefeito e deputado federal Aníbal Gomes (DEM), originário de Bernardino.

Mesmo ligados por seus antepassados, o núcleo sobralense tenta manter o acarauense o mais distante possível. Aníbal tem histórico de denúncias e apoios políticos questionados pelo presidenciável do PDT e seu irmão, o ex-governador do estado Cid Gomes. Em seu sexto mandato na Câmara, Aníbal até tenta, mas ainda vê distante um apoio formal dos pedetistas à sua reeleição.

O deputado cearense passou anos filiado ao MDB. No fim da janela partidária, em abril deste ano, migrou para o DEM. Em sua trajetória emedebista mais recente, Aníbal se ausentou na votação da admissibilidade do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Foi contrário à autorização para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgasse o presidente Michel Temer após denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

Também teve o nome ligado a esquemas de corrupção liderados pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) – todas atitudes reprovadas por Ciro Gomes. Mas, para Aníbal, o apoio formal de Ciro, Cid e da família é uma questão de tempo. “Eles ainda não devem anunciar sobre quem eles apoiarão para o Legislativo”, disse o deputado ao Metrópoles.

Ao lado do político alagoano, Aníbal Gomes foi envolvido em investigações da Operação Lava Jato. O deputado foi denunciado por “suposta prática dos crimes de corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro”. Em delação, Paulo Roberto Costa (ex-diretor de Abastecimento da Petrobras) afirmou que o político cearense era representante de Calheiros na negociação de propinas.

O deputado foi acusado de pedir R$ 3 milhões como contrapartida por interferências em um contrato da Petrobras em 2008. Aníbal nega qualquer ligação de amizade com o senador de Alagoas. O processo corre no STF. Além da condenação por corrupção e lavagem de dinheiro e perda do mandato, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pede a reparação de danos materiais e morais no valor de R$ 12,1 milhões.

Assassinato de primo
Em 1998, um crime chocou Acaraú. O então prefeito da cidade, João Jaime Ferreira Gomes, foi executado com um tiro no rosto em um escritório de Fortaleza. Seis anos antes, o prefeito gravara uma mensagem em fita cassete, denunciado três primos (Aníbal, Amadeu Gomes e Manoel Duca) por desvios de recursos públicos.

Nessa gravação, de 1992, João Jaime disse: “Se acontecer algo comigo de violência, que sejam responsabilizados os meus primos, que eu nem os considero mais. Aníbal, o Duquinha e Amadeuzinho. São esses três. Se algo acontecer, não é só comigo, mas com vocês, eles serão os responsabilizados. Peguem essa gravação e levem para autoridades confiáveis”. Aníbal e os irmãos foram envolvidos na investigação do assassinato. A Justiça cearense chegou a indiciar o deputado e Amadeu, mas eles não foram presos, por insuficiência de provas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?