metropoles.com

André Mendonça nega pedido e decide seguir em ação contra Bolsonaro

O pedido foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Mendonça foi indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Fotografia colorida. Na imagem, homem branco, de meia idade, com cabelos grisalhos e perda de cabelos nas entradas
1 de 1 Fotografia colorida. Na imagem, homem branco, de meia idade, com cabelos grisalhos e perda de cabelos nas entradas - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido para se declarar suspeito para analisar notícia-crime contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por prevaricação e advocacia administrativa.

O requerimento foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). O despacho com a negativa foi publicado no sábado (12/2).

A notícia-crime contra Bolsonaro alega que o presidente deveria ser investigado por ter afirmado, em 2020, que mandou “ripar” servidores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) após receber a informação de que o órgão paralisou uma obra do empresário bolsonarista Luciano Hang.

Em dezembro, Mendonça foi sorteado para ser o relator do caso no Supremo e o senador Randolfe Rodrigues pediu que o ministro se declarasse voluntariamente suspeito para atuar no caso ou que enviasse o pedido à presidência da Corte para analisar a relatoria. Segundo o senador, Mendonça é amigo do presidente e, por isso, não estaria apto.

Na negativa, Mendonça afirmou que não reconhece a presença, no caso concreto, de quaisquer das hipóteses legais de suspeição do magistrado. O ministro disse ainda que pedidos do tipo devem ser encaminhados diretamente ao presidente do STF, conforme regimento interno.

Mendonça também encaminhou o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que avalie se há elementos para investigação. Essa determinação é a praxe em relação às notícias-crime que chegam à Corte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?