André Janones, do Avante, se lança candidato à presidência da Câmara
Parlamentar de Minas Gerais afirma que apresentou seu nome na disputa “para marcar posição”
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal André Janones (MG), do Avante, lançou nesta quinta-feira (14/1) sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Durante o anúncio, o parlamentar afirmou que tomou a decisão para “marcar posição”.
Deputado de primeiro mandato, Janones defendeu que concorre ao pleito por entender que as demais candidaturas derivam de “conchavos, acordos políticos e interesses partidários”.
“Essa candidatura medirá o descolamento do Parlamento com o povo. Essa Casa está de costas para o interesse do povo”, afirmou o parlamentar.
Ainda durante a fala, Janones disse ter a prorrogação do auxílio emergencial como pauta prioritária, caso fosse eleito presidente da Câmara. O benefício foi pago aos brasileiros diretamente impactados pela crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus durante 2020 e não há previsão de que o programa seja retomado este ano.
“Meu compromisso é de que, se eleito for, no mesmo dia, horas depois, pautarei na primeira sessão do ano as matérias que tratam da prorrogação do auxílio emergencial”, afirmou.
O deputado também aproveitou o lançamento da campanha para rebater a fala do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a crise econômica que enfrenta o país. “O Brasil não está quebrado (…). O presidente não consegue, prefere me chamar de idiota nas redes sociais”, disse.
Em seu primeiro mandato como deputado, Janones foi titular da Comissão de Seguridade Social e Família e integrou comissões parlamentares de inquérito (CPIs) sobre os desastres ocorridos em Brumadinho.