metropoles.com

Análise: Moro fica vulnerável a novas revelações antes de ir ao Senado

Situação do ministro da Justiça na CCJ vai depender da gravidade de possíveis diálogos sobre a Lava Jato ainda não divulgados por site

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 27/03/2018 Debate pacote anticrime do governo federal, com ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Local: Senado Federal
1 de 1 Brasília (DF), 27/03/2018 Debate pacote anticrime do governo federal, com ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro Local: Senado Federal - Foto: Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, tem dias complicados pela frente. Atingido pela divulgação de diálogos com integrantes da Operação Lava Jato, o ex-juiz vai ao Senado no próximo dia 19 para prestar esclarecimentos sobre as mensagens publicadas pelo site The Intercept. Até lá, ainda estará sujeito a novas revelações sobre o caso.

Não se conhece o conteúdo do arquivo obtido pelo site, mas o primeiro lote de conversas, postado nesse domingo (09/06/2019), dá uma ideia do potencial destrutivo do material para os envolvidos. O jornalista Glenn Greenwald, fundador do The Intercept, afirma que ainda processa as informações recebidas antes de novas publicações.

Enquanto vive a expectativa de ter o nome citado em mais reportagens sobre os bastidores da Lava Jato, Moro se prepara para a audiência no Senado. Pelas circunstâncias atípicas, a sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) terá ares de sabatina, como se o ministro fosse indicado para uma vaga Supremo Tribunal Federal (STF), onde pretende chegar um dia.

Moro dispõe de uma semana para tentar reduzir o impacto, sobre sua autoridade, da revelação dos diálogos. Diante de senadores, do governo e da oposição, ele será instado a se explicar sobre as conversas com procuradores sobre investigações e processos da Lava Jato. Precisará esclarecer, por exemplo, a cumplicidade demonstrada no relacionamento com integrantes do Ministério Público responsáveis pela operação.

Os trechos do arquivo conhecidos até agora comprometem a imparcialidade do então juiz, principalmente, nos processos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversário político do governo. Por ter aceitado o cargo de ministro da Justiça, ele convive com suspeita de que recebeu o posto em troca de sua atuação contra o petista.

Nos dois dias seguintes às revelações do The Intercept, Moro recebeu apoio discreto do presidente Jair Bolsonaro (PSL). As manifestações mais ostensivas partiram do vice-presidente, Hamilton Mourão, e dos ministros militares, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo, e do general Eduardo Villas Boas, também do GSI.

Moro chegou ao governo com status de superministro. Quando comparecer à CCJ, no entanto, sua estatura será medida não só pela fama conquistada como juiz da Lava Jato, mas também sob o impacto do desgaste sofrido com os diálogos publicados pelo site.

Se, nos próximos dias, a Operação Abafa, executada principalmente pelos generais, conseguir se contrapor à gravidade das denúncias, o ministro da Justiça tentará se manter no cargo como se nada de negativo tivesse ocorrido. Esse é o cenário ideal para o ex-juiz.

Porém, caso surjam novidades que reforcem a impressão de que Moro privilegiou os acusadores, sua situação será de extrema fragilidade. Nessa circunstância, Moro corre o risco de sair da CCJ ainda menor do que entrou. O desfecho desse episódio, então, depende do The Intercept.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?