metropoles.com

Análise: Bolsonaro canta vitória com 0,6% de aumento do PIB

Presidente comemora resultado como um “sucesso”, mas crescimento da economia brasileira continua no mesmo patamar pífio do governo Temer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro – Guedes
1 de 1 Bolsonaro – Guedes - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O aumento de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2019, comparado aos três meses anteriores, animou o governo. Acima da expectativa do mercado, o índice ajuda o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a manter um discurso otimista para seus seguidores.

“O Brasil está crescendo”, comemorou o capitão. Na prática, o resultado projeta para 2019 um PIB anual no mesmo patamar do período Michel Temer (MDB), na faixa de 1% em 2017 e em 2018.

Esse feito, convenhamos, é insuficiente para empolgar as multidões. Para caracterizar um aumento expressivo, na verdade, Bolsonaro precisa comparar seu desempenho com a fase final da presidente Dilma Rousseff no Planalto. Em 2015 e 2016, a economia caiu mais de 3% por ano.

Com a economia capenga e a política polarizada, basta agora uma fração decimal no trimestre para alimentar a retórica governista. Na boca do presidente, o índice 0,6% configura “um sucesso”.

Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, (foto em destaque) também contabilizam como boas notícias a inflação baixa e a redução dos juros. Embora tenham reflexos diretos na vida das pessoas e na contabilidade das empresas, esses indicadores se mostram insatisfatórios para atender as necessidades de parte considerável da sociedade.

Nos próximos meses, os brasileiros saberão se o crescimento ainda tênue do PIB se sustentará a ponto de reverter números perversos da economia. O desemprego, por exemplo, cai lentamente e ultrapassa 11% da população ativa.

Ainda mais grave, a extrema pobreza cresceu nos últimos anos e atinge 13,5 milhões de brasileiros. Não se viu, até agora, nenhuma iniciativa relevante do governo para mudar essa realidade.

Mas, na forma que os governistas cantam vitória com os 0,6% do PIB, parece até que o Brasil revive com Bolsonaro o “milagre econômico” do governo do general Emílio Garrastazu Médici – que, a propósito, durou pouco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?