metropoles.com

Ana Moser toma posse: “Missão é garantir direito de todos ao esporte”

Ex-atleta de vôlei, Ana Moser é a 1ª mulher a assumir o ministério. No discurso, ela ressaltou que pretende fazer uma revolução no esporte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/YouTube
ana moser, ministra do esporte com Lula - Metrópoles
1 de 1 ana moser, ministra do esporte com Lula - Metrópoles - Foto: Reprodução/YouTube

Ana Moser, 54 anos, ex-jogadora de vôlei, assumiu oficialmente a função de ministra do Esporte na manhã desta quarta-feira (4/1). Ela será a primeira mulher a chefiar o ministério, recriado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo Moser, a prioridade na pasta será revolucionar o ministério e garantir acesso ao esporte a todos os brasileiros.

“Mais do que uma honra, isso é uma missão que recebo em nome de uma causa: garantir o direito de todos ao esporte. Fazer uma revolução no esporte, na educação, na saúde, na assistência social”, prometeu Moser.

A ex-atleta comparou o desafio com os tempos em quadra. “Aqui a missão é mais difícil do que Brasil x Cuba”, brincou a nova ministra, relembrando a disputa entre Brasil e Cuba, embate histórico na semifinal das Olimpíadas de Atlanta, em 1996, que garantiu ao vôlei feminino brasileiro a primeira medalha olímpica.

Sob comando da medalhista olímpica, a pasta volta a ser chefiada por um atleta desde Pelé, que morreu na semana passada. O astro do futebol foi ministro extraordinário do governo Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1998.

Moser emendou que a proposta será “oferecer acesso ao esporte e à atividade física na vida de todos os brasileiros”. Contudo, salientou que o Brasil “tem um ecossistema de esporte que apresenta uma série de lacunas”.

“Precisamos desenvolver a cultura da prática esportiva inserida nas famílias, nos bairros, nas cidades”, garantiu.

Integração ministerial

A solenidade de transmissão de cargo no Esporte contou com a presença dos ministros Nísia Trindade (Saúde), Camilo Santana (Educação), Aniele Franco (Igualdade Racial), Luiz Marinho (Trabalho) e Esther Dweck (Gestão).

A nova ministra agradeceu a presença dos titulares de outras pastas, e reforçou a importância da conversa com os demais ministérios, em especial, Educação e Saúde. Moser também disse que vai dialogar com todos os setores, como os comitês paralímpicos – segmento que terá atenção especial sob a gestão dela.

“Nosso público é o mesmo. Crianças e jovens que estão na escola, população em geral, atendidos pelo SUS. É essa população que precisa ter acesso a outros serviços como esporte, atividade física, cultura”, defendeu. “Esporte é transversal, e precisamos que isso se reflita na prática.”

Durante o pronunciamento, a ministra anunciou o nome de Marta Sobral, referência no basquete, como nova secretária do Esporte e Rendimento. O atleta de taekwondo Diogo Silva também integrará o grupo de trabalho.

Quem é Ana Moser

Ana Beatriz Moser tem 54 anos e nasceu em Blumenau (SC). Medalhista olímpica e mundial, foi atleta de vôlei profissional por 15 anos e fez parte do time que ganhou a primeira medalha olímpica do vôlei feminino brasileiro, conquistada nas Olímpiadas de Atlanta, em 1996.

Durante o governo de Jair Bolsonaro, o Ministério do Esporte foi extinto e uma secretaria especial para o tema foi criada, sob o guarda-chuva do Ministério da Cidadania. Em governos anteriores do PT, a pasta foi chefiada pelo PCdoB, que deve preencher cargos de segundo escalão no ano que vem.

Em 2001, fundou o Instituto Esporte e Educação, do qual é presidente há 20 anos. Segundo o site do instituto, o objetivo da iniciativa é “desenvolver e disseminar a metodologia do esporte educacional e ampliar e qualificar a prática de educação física e do esporte em todo o Brasil”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?