metropoles.com

Aliados de Cunha querem a relatoria da ação contra o peemedebista

De acordo com o Código de Ética da Câmara, o relator não pode ser do Estado, do partido e do bloco do qual faz parte o denunciado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO
ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO
1 de 1 ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO

Tão logo comece a apreciação do processo de quebra de decoro parlamentar contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Conselho de Ética da Casa já deve enfrentar sua primeira polêmica. O motivo são as regras para a escolha do relator do caso, que elaborará o parecer que vai indicar a manutenção ou a perda do mandato do deputado.

De acordo com o Código de Ética da Câmara, o relator do processo deve ser escolhido pelo presidente do Conselho, o deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), a partir de três nomes de integrantes do colegiado sorteados. O relator não pode ser do Estado, do partido e do bloco do qual faz parte o denunciado.

Acontece que o bloco de Cunha era formado inicialmente por PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PSDC, PEN e PRTB Agora, o bloco se desfez em agrupamentos menores e o PMDB ficou ligado apenas ao PEN.

Assessores da Câmara entendem que vale o grupo atual, o que permite que aliados de Cunha disputem a relatoria. No entanto, o presidente do Conselho não está certo de qual formação deve aceitar como válida e conversará nesta terça-feira, 20, com a assessoria jurídica da Casa. “Não posso interpretar. Essa é uma questão que não posso errar”, afirmou.

Segundo aliados de Cunha, o presidente da Câmara gostaria de ter o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) na relatoria. Sá foi candidato à presidência do Conselho com apoio de Eduardo Cunha, mas acabou derrotado.

No colegiado, aliados calculam que os votos favoráveis a ele caíram de entre 11 e 14 para algo em torno de cinco.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?