metropoles.com

“Alguém vai ter que convencer a parar a guerra”, diz Lula sobre conflito na Ucrânia

Lula participa da coroação do Rei Charles III, em Londres, no Reino Unido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Foto colorida do presidente Lula - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente Lula - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Neste sábado (6/5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a guerra na Ucrânia e voltou a falar em “diálogo” para tentar parar o conflito na Europa, que ocorre desde o início de 2022. “Alguém no mundo vai ter que convencer a parar essa guerra”, disse o petista em coletiva de imprensa no Reino Unido.

“Falei com [Emmanuel] Macron [presidente da França] sobre guerra na Ucrânia. Vou voltar a conversar com ele. Falta conversar com [Narendra] Modi, [primeiro-ministro] da Índia. Se eu conversar com presidente da Índia, é a chance de conversar com quatro grandes e quem sabe a gente encontra jeito de começar a conversar”, disse Lula durante a coroação do Rei Charles III, em Londres, no Reino Unido.

Saiba mais: Unção, convidados e presos: a coroação do rei Charles III e da rainha Camilla

“Celso Amorim [ex-chanceler do Brasil] conversou com [Vladimir] Putin e agora vai para Ucrânia [conversar com Volodymyr] Zelensky. A gente vai juntando conversas e ver quais palavras permitem que pessoas sentem em torno de mesa. Pra isso, tem que parar de atirar, esse é meu dilema”, declarou.

“Solução Política”

A posição de Lula para o conflito que dura pouco mais de uma ano gerou críticas dos Estados Unidos, por já ter responsabilizado a Ucrânia e a Rússia pela guerra no Leste Europeu. Ele chegou a dizer que os países do Ocidente “prolongam” o conflito. Porém o petista baixou o tom, e agora defende uma “solução política negociada” para a situação. Além disso, ele reivindicou reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ideia de Lula é criar um G20 político para acabar com o conflito na Europa. “A paz está muito difícil. O presidente [da Rússia Vladimir] Putin não toma iniciativa de paz, o [presidente da Ucrânia, Volodimir] Zelenski não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra”, afirmou Lula, durante uma coletiva de imprensa no fim de sua viagem aos Emirados Árabes Unidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?