metropoles.com

Alerj oficializa abertura do processo de impeachment contra Wilson Witzel

Lideres têm 48 horas para indicar um integrante do partido para compor a Comissão Especial responsável por elaborar o parecer da denúncia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felliciano/Metrópoles
Governador do RJ, Wilson Witzel
1 de 1 Governador do RJ, Wilson Witzel - Foto: Rafaela Felliciano/Metrópoles

A Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) publicou no Diário Oficial do Rio de Janeiro a abertura do processo de impeachment do governador fluminense Wilson Witzel (PSC).

Em despacho nesta segunda-feira (15/06), o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, oficializou o processo, que apura crimes de responsabilidade. A abertura do processo foi aprovada na última quarta-feira (10/06).

O governador é suspeito de envolvimento em compras fraudulentas e superfaturadas de equipamentos e insumos para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Agora, os líderes têm 48 horas para indicar um integrante do partido para compor a Comissão Especial responsável por elaborar o parecer da denúncia contra Witzel. Após a indicação, os membros têm mais 48 horas para eleger o presidente e o relator da comissão.

O governador terá prazo de 10 sessões para apresentar sua defesa à Comissão Especial. Após a apresentação da defesa, o parecer pela admissibilidade ou não da denúncia deve ser apresentado no prazo de cinco sessões.

A Alerj aprovou a abertura do processo de impeachment por 69 votos a favor, nenhum contra e uma ausência.

Operação Placebo

Witzel foi alvo, no dia 26 de maio, da Operação Placebo, autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça, que investiga corrupção na compra de equipamentos e insumos para o combate à pandemia no estado.

Também foram alvo a primeira dama, Helena Witzel, a empresa Iabas, contratada para montar e gerir hospitais de campanha, entre outros. Os policiais federais fizeram buscas no Palácio Laranjeiras, residência oficial do governador, e na casa da família Witzel, no bairro do Grajaú.

Witzel nega as acusações. “Estou absolutamente tranquilo sobre a minha inocência. Fui eleito tendo como pilar o combate à corrupção e não abandonei em nenhum momento essa bandeira. E é isso que, humildemente, irei demonstrar para as senhoras deputadas e senhores deputados”, afirmou quando o processo foi aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?