metropoles.com

Alemanha, França e EUA compraram madeira de desmatamento no Brasil

Operação Arquimedes, da Polícia Federal, vem apreendendo carregamentos na Região Norte do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
Jair Bolsonaro com chapéu
1 de 1 Jair Bolsonaro com chapéu - Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu divulgar a lista de países que compram madeira de desmatamento proveniente da Amazônia brasileira. Durante pronunciamento na cúpula do Brics (bloco que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o chefe de Estado brasileiro disse que “países que o criticam” têm responsabilidade pelo desmatamento.

O jornal Folha de São Paulo revelou que a Operação Arquimedes, da Polícia Federal, deflagrada em 2017, resultou na apreensão de 120 contêineres com 2.400 m³ de madeira extraída de forma ilegal. O material seria vendido para empresas importadoras da Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Itália, Holanda, Portugal e Reino Unido.

Em outra fase da operação, em 2018, a PF e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam, no porto de Manaus, 444 contêineres, que também tinham países europeus como destino, além dos Estados Unidos e de outros estados brasileiros.

Naquela ocasião, a PF informou que, se disposto lado a lado, em linha, o volume de material apreendido seria suficiente para cobrir um percurso de 1.500 km, quase a distância entre Brasília e Salvador.

8 imagens
Bolsonaro sobre redução de impostos: "Reconheço não ser o ideal, mas estamos avançando"
1 de 8

Alan Santos/PR
2 de 8

Alan Santos/PR
3 de 8

Bolsonaro sobre redução de impostos: "Reconheço não ser o ideal, mas estamos avançando"

Alan Santos/PR
4 de 8

Alan Santos/PR
5 de 8

Alan Santos/PR
6 de 8

Alan Santos/PR
7 de 8

Alan Santos/PR
8 de 8

Alan Santos/PR

A apuração começou a partir de um alerta da Receita Federal. Os policiais federais e fiscais do Ibama identificaram fraudes nos Documentos de Origem Florestal (DOFs), que deveriam atestar a legalidade da extração e da origem da madeira.

“É um assunto muito particular do Brasil, tendo em vista os injustificáveis ataques que nós sofremos no tocante à nossa região amazônica. A nossa Polícia Federal desenvolveu agora a utilização de isótopo estável, tipo DNA, para permitir a localização da origem da madeira apreendida e exportada. “Revelaremos nos próximos dias os nomes dos países que importam essa madeira ilegal nossa, por meio da imensidão que é a região amazônica. E daí, sim, estaremos mostrando que esses países, alguns deles que muito nos criticam, em parte, têm responsabilidade nesta questão”, disse Bolsonaro em videoconferência com presidentes de países do Brics.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?