Além da CCJ, PT está de olho em outras seis comissões da Câmara
Bancada do PT na Câmara dos Deputados mira outras seis comissões consideradas estratégicas para primeiro ano do governo do presidente Lula
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada do PT na Câmara dos Deputados definiu as comissões temáticas que serão reivindicadas pelo partido na reunião com o presidente Arthur Lira (PP-AL) e demais líderes partidários, que deve ocorrer nesta terça-feira (14/2). Ao todo, o comando de seis colegiados estão no radar dos petistas.
O cálculo dos deputados governistas exclui o controle da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), uma vez que, por acordo, o PT já irá presidir o colegiado tido como mais importante da Câmara. O nome escolhido para a cadeira é do deputado Rui Falcão (SP).
Além da CCJ, portanto, o partido também pedirá a Lira o controle de outras seis comissões temáticas, são elas: Relações Exteriores, Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Finanças e Tributação e Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).
Entre os pleitos da bancada, a CFFC é uma comissão considerada estratégica para o partido, uma vez que é o colegiado da Câmara responsável pelo acompanhamento das contas do governo federal.
Os petistas também querem minar a possibilidade do PL chefiar a Comissão de Meio Ambiente. Recentemente, a ala mais bolsonarista do partido mobilizou nos bastidores para que o ex-ministro Ricardo Salles (SP) comandasse a comissão.