metropoles.com

Alcolumbre suspende prazos e CPMI das Fake News é prorrogada

Decisão garante que funcionamento extra de 180 dias, que já havia sido concedido, só contará a partir do fim da pandemia do novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu suspender, na última quarta-feira (22/04), os prazos regimentais de comissões temporárias e mistas durante a pandemia do novo coronavírus. Assim, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News não tem data definida para o fim dos trabalhos.

No início do mês, mesmo sob articulação contrária do governo federal, a CPMI já havia sido prorrogada por 180 dias. Este prazo extra, contudo, só passará a contar quando findar a pandemia. O pedido de suspensão foi feito pelo presidente da CPMI, senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Na última segunda-feira (20/04), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF), para derrubar a prorrogação. Ele e os demais membros da família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) alegam que o objetivo da comissão seria, na verdade, perseguir apoiadores do bolsonarismo.

O vereador pelo Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro também foi ao Twitter na última terça-feira (21/04) acusar a CPMI de, supostamente articulada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não fazer “porcaria nenhuma em prol do Brasil a não ser dar palanque político a vagabundos que querem inventar qualquer motivo boçal para justificar por mais uma via, derrubar o Presidente Bolsonaro”.

Antes de ser prorrogada, a CPMI foi alvo de articulação contrária até do líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), que ligou a congressistas para pedir que eles não assinassem o pedido de alongamento dos prazos. À época, ele alegou ao Metrópoles que “qualquer outra matéria que não seja de enfrentamento ao coronavírus” seria um “desserviço” ao Parlamento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?