metropoles.com

Alcolumbre sobre Bolsonaro: “País precisa de liderança séria”

Presidente do Senado, infectado pelo novo coronavírus, criticou pronunciamento do presidente, que pediu fim do “confinamento em massa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andre Borges/Esp. Metrópoles
SENADO-APROVA-PREVIDÊNCIA-3
1 de 1 SENADO-APROVA-PREVIDÊNCIA-3 - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

A Mesa Diretora do Senado repudiou, nesta terça-feira (24/03), o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a respeito da pandemia do novo coronavírus. “Neste momento grave, o país precisa de uma liderança séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da população”, diz nota assinada pelo presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), que está afastado justamente por ter sido infectado, e por Antonio Anastasia (PSD-MG), vice-presidente, que o substitui no cargo.

Para Alcolumbre e Anastasia, o posicionamento de Bolsonaro, que atacou medidas de contenção da Covid-19, doença causada pelo coronavírus, é “grave” e vai na “contramão das ações adotadas em outros países e sugeridas pela própria Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

“Reafirmamos e insistimos: não é momento de ataque à imprensa e a outros gestores públicos. É momento de união, de serenidade e equilíbrio, de ouvir os técnicos e profissionais da área para que sejam adotadas as precauções e cautelas necessárias para o controle da situação, antes que seja tarde demais”, escreveram eles.

Para os senadores, Bolsonaro não correspondeu às expectativas da população sobre o papel de liderança do chefe do Executivo em uma situação como essa. “A Nação espera do líder do Executivo, mais do que nunca, transparência, seriedade e responsabilidade. O Congresso continuará atuante e atento para colaborar no que for necessário para a superação desta crise.”

No pronunciamento, em rede nacional, Bolsonaro pediu o fim do “confinamento em massa” e disse que a crise “logo passará”. Ele criticou o fechamento de escolas — para ele,  fato de a maioria das mortes serem de idosos justificaria o fim da medida de isolamento –, voltou a chamar a doença de “gripezinha” e atacou imprensa, governadores, a rede Globo e até o médico Drauzio Varella, por causa de um vídeo de janeiro deste ano, com informações desatualizadas sobre o coronavírus.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?