metropoles.com

Alcolumbre prorroga validade da MP do Contrato Verde e Amarelo

Davi Alcolumbre ampliou prazo por 60 dias. Medida foi criada pelo governo federal para geração de empregos para jovens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Alcolumbre durante entrevista – Brasília(DF), 7/12/2019
1 de 1 Alcolumbre durante entrevista – Brasília(DF), 7/12/2019 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), prorrogou a validade da medida provisória (MP) que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo. O governo criou o programa em novembro de 2019 para estimular a geração de empregos.

Programa Verde e Amarelo foi criado para estimular a geração de emprego entre jovens. A principal delas é para aqueles que buscam colocação no mercado de trabalho e têm entre 18 e 29 anos.

decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) revogou 37 pontos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e retirou trechos de outras 22 leis e decretos que tratam de matérias trabalhistas, tributárias e previdenciárias.

As novas regras vão desde a possibilidade de trabalho aos domingos e feriados até a retirada da obrigatoriedade de registro profissional para exercício de diversas profissões. São modificadas também regras de seguro-desemprego, cobrança de INSS e recolhimento de FGTS.

DOU

O programa permitirá a contratação temporária, com duração de dois anos, a ser assinada a partir de janeiro de 2020. Serão permitidas contratações até o fim de 2021. A estimativa é de que o programa contemple 3 milhões de jovens no primeiro emprego.

Os únicos encargos que serão pagos pelas empresas são a contribuição do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), reduzida de 8% para 2%, e o Seguro de Acidente de Trabalho (SAT). Os demais, como recolhimentos para Previdência, Sistema S e salário-educação, não serão incluídos nos contratos.

Além disso, caso haja demissão sem justa causa, as empresas poderão pagar somente 20% do saldo do FGTS, diferentemente dos 40% hoje estabelecidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?