metropoles.com

Alcolumbre exonera aliado de Renan e vai presidir eleição no Senado

Luiz Fernando Bandeira de Mello publicou regras para a presidência que provocariam uma substituição do responsável pela Mesa Diretora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Moreira Mariz/Agência Senado
Davi Alcolumbre (DEM-AP)
1 de 1 Davi Alcolumbre (DEM-AP) - Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

Membro da Mesa Diretora do Senado na legislatura que terminou nesta quinta-feira (31), o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) exonerou o secretário-geral, Luiz Fernando Bandeira de Mello, do cargo. Isso porque Mello editou uma medida para que um “aliado” de Renan Calheiros (MDB), o senador José Maranhão, também emedebista, presidisse a eleição da Casa, marcada para às 18h desta sexta (1º/2).

Antes desse ato administrativo, Alcolumbre, único integrante da Mesa da legislação anterior reeleito, seria o responsável pelo rito de posse e pela eleição desta sexta-feira. No entanto, como o democrata é pré-candidato à presidência do Senado, o secretário-geral editou a medida dando ao senador mais velho – no caso Maranhão – o poder de presidir as sessões.

O documento dizia que “estão impedidos de assumir a presidência dos trabalhos aqueles que forem oficializados candidatos à presidência do Senado Federal”. Revoltado e acusando o adversário Renan Calheiros de querer tirar vantagem com o ato, Davi Alcolumbre resolveu exonerar o secretário da Mesa e ainda derrubou a medida.

Anulação
Em nota, Davi Alcolumbre informou que a Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado não tem “legitimidade” para editar tal medida e, por isso, anulou o edital. Segundo o senador, “as reuniões seguirão as disposições regimentais do Senado Federal”.

Ou seja, Alcolumbre vai presidir a sessão e promete colocar em votação a questão de ordem a ser proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que a eleição desta sexta seja com voto aberto. A esperança da oposição é, assim, conseguir com que Renan Calheiros não seja eleito presidente do Senado pela quinta vez.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?