Alcolumbre diz que há acordo para votar desoneração da folha nesta quarta
Esse é o item mais polêmico da pauta, que gerou meses de articulação e diversos adiamentos por falta de acordo
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta quarta-feira (4/11) que há acordo para votar o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até o fim de 2021.
Há 41 itens na pauta de votação do Congresso, sendo 11 vetos presidenciais e 30 projetos de créditos extraordinários. A desoneração da folha é o item mais polêmico, que gerou meses de articulação e diversos adiamentos por falta de acordo.
“[Os líderes] estão fazendo um acordo para tirar dois ou três PLNs da sessão de hoje [quarta-feira] para deixar para a próxima. A desoneração está no acordo de hoje”, disse o senador, antes de entrar no plenário.
Em reunião na manhã desta quarta-feira, os líderes decidiram retirar os vetos ao pacote anticrime e ao novo Marco Legal do Saneamento da pauta e serão apreciados em 18 de novembro e 29 de novembro, respectivamente.
Devido à pandemia da Covid-19, as sessões do Congresso são divididas — os deputados federais votam numa sessão de manhã. Os senadores analisam à tarde e os deputados realizam nova sessão à noite.
Para derrubar um veto presidencial é necessário, ao menos, 257 votos de 513 na Câmara e 41 votos dos 81 no Senado.