metropoles.com

Alcolumbre contraria CCJ e vai levar Lava Toga ao plenário do Senado

Após impasses no STF, presidente da Casa afirmou que vai “cumprir compromisso com os senadores” e pautar texto para votação dos senadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
David Alcolumbre eleição no senado
1 de 1 David Alcolumbre eleição no senado - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta quarta-feira (17/04/19) que vai levar ao plenário da Casa a discussão sobre a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Toga, que tem como objetivo investigar membros de tribunais superiores.

A decisão acontece depois que os ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), censuraram conteúdos da imprensa. A atitude não agradou aos parlamentares, que voltaram a pedir que a comissão de análise da Suprema Corte seja instaurada.

O pedido de criação da Lava Toga foi rejeitado na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que entendeu que a medida levaria ao “esgarçamento das relações entre os poderes”. Segundo Alcolumbre, o desfecho natural seria o arquivamento da matéria, no entanto, “para cumprir compromissos com os senadores”, ele decidiu pautar o texto no plenário da Casa.

“Cumpro minha decisão de votar, em plenário, a criação da CPI dos tribunais superiores. Fiz esse comunicado na sessão do plenário de ontem [terça-feira (16/04/19)]. Entendo que caberá ao próprio plenário a decisão final sobre a criação da comissão”, informou Alcolumbre no Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?