Alcolumbre anuncia comissão mista para discutir crise na Amazônia
O presidente do Senado Federal afirmou, em nota, que é preciso “centralizar debate” sobre os incêndios que atingem a floresta brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
Com o agravamento de incêndios na Amazônia, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou nesta sexta-feira (23/08/2019) que pretende instalar na próxima terça-feira (27/08/2019) a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC).
Quem comandará o colegiado será o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), enquanto a relatoria ficará sob a responsabilidade de um deputado.
Em nota, o senador afirmou que será um “espaço adequado para centralizar o debate” sobre os incêndios que atingem a Amazônia. Segundo Alcolumbre, o assunto “merece atenção diferenciada” para que o Congresso Nacional apresente ao país e ao mundo “soluções efetivas”.
“Como presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, externo a preocupação de todos os parlamentares com as queimadas que atingem a Amazônia nos últimos dias. O nosso sentimento é de que este assunto merece uma atenção diferenciada para que possamos apresentar ao Brasil e ao mundo soluções efetivas”, escreveu.
Na quinta (22/08/2019), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou, no Twitter, que criará uma comissão externa para acompanhar o problema. Ele antecipou ainda a instalação da comissão mista, confirmada por Alcolumbre nesta sexta. Com a medida, Maia espera fortalecer as exportações do agronegócio e preservar o meio ambiente.